Torcendo pra voltar a torcer!

image

Segunda feira, uma maravilha de dia não é mesmo?
Poderia fazer um post reclamando da segunda, seria um texto e tanto, inspiração e palavras não faltariam. Mas não, hoje quero falar de algo que um dia já foi motivo de orgulho pra gente e agora tem deixado de ser: O FUTEBOL BRASILEIRO!
Eu sou de uma época em que um simples amistoso da seleção era motivo pra juntar os amigos, todo mundo com a amarelinha, tomar uma cerveja assistindo o jogo e queimar uma carne depois da vitória, e agora a seleção entra em campo por um torneio oficial e eu simplesmente procuro algo melhor pra assistir.
Em algum lugar no caminho percorrido pela seleção brasileira de 1994 para cá, foi deixado muita coisa para trás, os jogadores não são mais como antes, o amor pela camisa não é mais como era antes, nada é como era antes. Não sei, quando entro nesse assunto a maioria das pessoas dizem que é o capitalismo dentro do futebol que mudou a mente dos jogadores, que hoje em dia o amor é pelo dinheiro e não pela camisa, que eles não honram mais a torcida gritando o nome deles e essas coisas, mais pra mim tem mais do que isso nessa história. Antigamente um jogador mediano era convocado, entrava em campo com a amarelinha com os olhos marejados e dava o sangue, lembro que alguns reclamavam por que certos jogadores jogavam muito na seleção, mas nos clubes decepcionavam, hoje é o contrário.
Jogadores antigamente eram mais polêmicos fora de campo, estampavam capas de jornais em festas, bebedeiras, orgias, no outro dia estavam em campo de ressaca e resolvendo, hoje os caras concentram, ninguém houve falar de suas vidas pessoais e ainda assim estão mortos em campo. O que eles fazem nessas malditas concentrações?
É duro ter que assistir uma seleção jogar sendo totalmente dependente de um único jogador, o Neymar, que está lá no Barcelona ganhando rios de dinheiro, mas é mais do que óbvio que ele joga por amor ao futebol, que ele gosta do que faz e se diverte fazendo. O problema é ter em volta outros jogadores que arrebentam em seus clubes e na seleção são medíocres.
Parece que os narradores e comentaristas esportivos já estão prevendo o vexame e ficam enfatizando a cada momento o quanto as outras seleções estão boas, que não podemos esquecer disso e achar que o Brasil terá vida fácil, que o futebol tem evoluído muito em nosso continente e que não há mais azarões, nem mesmo a Venezuela. É de se esperar que evoluam mesmo, todos nós estamos cientes disso, o problema não é a evolução dos adversários, mas o retrocesso da nossa própria seleção, o Brasil não parou no tempo enquanto as outras seleções evoluíram, o Brasil simplesmente vem desaprendendo à jogar.
Não estou escrevendo termos técnicos, citando jogadores, membros da comissão ou a diretoria da CBF, até por que isso vai muito além da crise que o futebol mundial vem enfrentando, isso vem de encontro ao sentimento do torcedor brasileiro, sempre fomos orgulhosos da nossa seleção, sempre tivemos um amor muito grande por ela, agora estamos em um tempo em que mais do que recuperar o bom futebol, nossa seleção precisa recuperar nossa confiança, nosso respeito e nosso carinho.
Mas nada é impossível no futebol não é mesmo? Quem sabe um dia (que espero que não demore) a seleção consiga nos fazer parar tudo novamente para vê-la jogar, nos faça botar a mão no peito na nossa sala e cantar o hino nacional quando ela entrar em campo, e acima de tudo, nos faça sentir orgulho de torcer, gritar e dizer que somos brasileiros!

Gill Nascimento

Anúncios
Post seguinte
Deixe um comentário

1 comentário

  1. Republicou isso em Priscila Perese comentado:

    Curtido por 1 pessoa

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: