Retrocesso…

Boa noite.
Estou aqui pasmo com a história da garota de 11 anos, que estava toda de Branco, vestida de Santo, indo para o Candomblé e foi atingida por uma pedra na cabeça, jogada por um homem com uma Bíblia debaixo do braço que diz ser religioso. Eu nunca ouvi falar de uma religião que originalmente incentive qualquer tipo de violência, então o que é isso? Na minha opinião o pior tipo de gente que existe é aquela que transforma tudo em fanatismo, e por tabela em rivalidade, transformando culturas que foram criadas para a nossa evolução mental, espiritual e física em motivos para violência.
Se pararmos para pensar em todas as intolerâncias que já causaram guerras e destruições, tentaremos imaginar como tais intolerâncias surgiram, elas não poderiam tomar proporções alarmantes do dia para a noite, então houve uma disseminação, mas isso foi em épocas em que a Internet não existia, em que a comunicação era precária, em que a divulgação era lenta, e ainda assim tomou multidões e criou o caos. É de se preocupar quando tais coisas acontecem hoje em dia, quando a Internet e a televisão têm o poder de levar isso para todo mundo instantaneamente.
Se formos um pouco mais além, poderíamos listar quantas coisas que vimos em filmes há 15 ou 20 anos atrás e imaginávamos que nunca seriam realidade, que era mera ficção científica, mas que hoje em dia existem. Então pensamos: “Seria impossível um futuro em que teríamos que esconder nossa religião? Um futuro em que teríamos que esconder nossas preferências políticas? Um futuro em que esportes como o futebol deixariam de existir por causa da violência e rivalidade desmedida entre torcidas?
Acho que não.
A verdade é que a intolerância, ignorância e o preconceito humano crescem e evoluem em proporção igual a forma com que a cultura, a humanidade e o altruísmo humano retrocedem. Caminhamos pra idade da pedra, com o benefício da modernidade, mas com a consciência tal qual a da época original.
A verdade é que já não basta termos que sofrer e lutar contra a tirania oculta que é a corrupção que nos maneja sem que tenhamos consciência, ainda precisamos estar em conflito entre nós mesmos?
Mas já que o assunto é religião, termino apenas afirmando que o que nos resta é ter fé. Ter fé que essas pessoas intolerantes, ignorantes e preconceituosas um dia abram os olhos!

Gill Nascimento

Anúncios
Post anterior
Post seguinte
Deixe um comentário

11 Comentários

  1. Verdade, muito triste o rumo que as coisas tem tomado.

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  2. Muito triste mesmo.

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  3. Olá! Vi que você deu uma passada em meu Blog, por isso, resolvi dar uma passada por aqui também e me deparei com este seu texto.
    Realmnte, é triste alguém atacar uma pessoa, ou uma instittuição, ou qualquer coisa que seja em nome de Deus!!!! Parece que ele é Deus e é Amor, ou pelo menos é isto que tenho ouvido falar.
    Não sou religioso, apesar de espirituaista, e não sei se deveria dar alguma opinião sobre religião. Porém, percebo que esta sempre foi um problema. A causadora de muitos ódios, guerras e outras mais…
    Nada justifica tanto ódio!

    Um abraço e até! 🙂

    Curtir

    Responder
  4. Texto oportuno e necessário para que possamos ter mais discernimento, mais consciência, mais humanismo e, com isso, seremos mais tolerantes, deixaremos o radicalismo para trás. Utopia? Pode ser, mas podemos fazer um mundo bem melhor. Meu abraço.

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  5. Perplexo!
    Estão plantando grama e querendo colher trigo.
    Olha só o que esta gente pseudo-fanática e oportunista ao extremo está fazendo, distribuindo racismo, preconceitos, …
    Violência só pode gerar violência e o descontrole pode assolar a sociedade já tão fragilizada.

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  6. Lamentavelmente Gill, a intolerância religiosa cresce sob a pregação de ódio de evangélicos e católicos fudamentalistas, estão querendo que o Brasil deixe de ser um estado Laico, para virar um Irã, por exemplo. O envolvimento de política e religião sempre resultou em efeitos catastroficos

    Curtido por 1 pessoa

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: