Propagando e profanando a propaganda…

Olá!

Não sei se vocês sabem, mas sou produtor e trabalho com produções de comerciais há um bom tempo, e como profissional na área, sim, tem muitos comerciais que não aguento mais ver, sim, temos nossas piadas internas sobre muitos comerciais, e sim, mudaríamos muitos comerciais se dependesse de nós que produzimos. A parte ruim é que geralmente as marcas tem seus núcleos de publicitários criativos e praticamente só alugam estúdios, equipamentos e equipes para gravar seus comerciais, então meio que ficamos de mãos atadas nessas horas.
O trabalho de um publicitário na hora de criar um anúncio seja ele um comercial Televisivo ou apenas visual, é passar ao público aquilo que eles querem ouvir e ver, em alguns casos com muitas mensagens subliminares pra fazer você pensar que precisa daquele produto, mas que na verdade não precisa. Até aí tudo bem, somos seres humanos, ser iludido está nosso DNA como necessidade básica para sobrevivência.
O que mais gosto mesmo é dos slogans. Imagine se o mundo fosse povoado por habitantes que levam tudo ao pé da letra, com certeza os slogans seriam muito diferentes, pra evitar certas situações.
Por exemplo, eu adoraria entrar numa loja da Telha Norte, chegar no(a) gerente e começar a despejar todos os problemas da minha vida, e quando ele(a) tentasse me interromper eu simplesmente diria: “Ainda não terminei, se o lema de vocês é ‘você feliz é o nosso forte’, imagino que precisam saber pelo que estou passando antes de me ajudar, então me escute.”.
Outra coisa que gosto nessa área, é como os atores famosos se sacrificam pra fazer os comerciais, ou vocês acham mesmo que eles consomem o que anunciam? Vocês acham que o MC Donald’s seria uma das maiores empresas do mundo se eles colocassem atores famosos pra fazerem os comerciais? Por que por mais ignorante que seja a pessoa, ela saberia ao ver uma atriz linda e maravilhosa fazendo o comercial do MC Donald’s, que era mentira.
Fizemos no ano passado o comercial de uma marca de cerveja, desconhecida e que estava entrando no cenário nacional, contratou vários atores famosos para fazerem os comerciais, ícones da TV mesmo, e no fim das gravações sobrou aquele monte de cerveja usada nas cenas, em lata, garrafa e longe neck, eu como não sou bobo levei bastante pra casa. Esse ano tivemos a renovação da campanha da marca e novamente a mesma coisa, um monte de atores famosos e muita cerveja sobrou, só que agora eu não levei nada, por que já conhecia o produto e sua qualidade.
Se eu, pobre e humilde mortal, não sou capaz de tomar a tal cerveja, quem dirá um ator como o Bruno Gagliasso? (aposto que já sabem de qual cerveja estou falando)
Outra coisa interessante, é que muitas marcas eu consumo pelo respeito que adquiri conhecendo a política interna delas ao trabalharmos em seus comerciais. Por exemplo, o café que eu tomo na minha casa, quando produzimos seu primeiro comercial, para o teste de elenco não tinha privilégios pra ninguém, todos tinham que participar, era muito divertido ver atores consagrados no meio de atores iniciantes que estavam ali tentando a sorte. Não sei dizer se era economia no comercial ou direitos iguais e uma grande política ant desigualdade social, mas que eu gostei eu gostei.
Outra coisa legal são os desafios que as marcas fazem em seus comerciais aos clientes, tais como encontrar preço mais barato na concorrência, e como eles cobririam tais preços, dá vontade de arrumar um trabalho na marca só pra presenciar as encrencas arrumadas pelos clientes desavisados que não gravaram o comercial pra poder pausar a imagem e ler as letras miúdas na parte inferior da tela. Uma amiga minha gerente em uma loja que fazia tal promoção em seus comerciais me contou certa vez as histórias mais absurdas das encrencas que esses comerciais causavam.
Falando das letras miúdas, vocês já tentaram ler quando elas aparecem na sua televisão? Hoje em dia com a tecnologia dá para pausar a imagem numa boa sem gravar, então tentem, vocês descobrirão que em alguns casos é mais fácil ganhar na Mega-Sena do que conseguir aproveitar tais promoções, pois o tempo da promoção quando não é curto a quantidade de produtos é.
Devo confessar que em muitos casos me sinto mal por participar da produção de alguns comerciais, afinal, me sinto como um político mentiroso em campanha eleitoral, prometendo um monte de coisas que não irei cumprir, mas na maioria das vezes me divirto mesmo.
Então é isso, queria apenas passar pra vocês uma ideia do que faço de uma maneira mais leve e divertida, espero que não tenham bocejado.

Abraço!

Gill Nascimento

Anúncios
Post anterior
Post seguinte
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: