Sobre a Maioridade Penal…

Ultimamente não tenho tido muito tempo, graças ao meu trabalho, de estar entrando aqui, tenho tido que ler os posts dos blogs que sigo, à noite, postar de manhã antes do início de expediente, e apenas uma postagem por dia. Mas hoje aproveitando uma folga, resolvi abordar um assunto que tem incomodado muita gente, sintam-se a vontade para expor a opinião de vocês e até criticar algo que eu venha à escrever, toda opinião é bem vinda, até por que é um assunto polêmico e até delicado.
Estamos vivendo um momento polêmico e de muitas discussões envoltos no tema redução da maioridade penal, não quero expor minha opinião pra causar polêmica ou contrariar quem é contra, pois tenho ouvido e lido ótimos argumentos de ambos os lados, e um dos mais fortes de quem é contra a redução, é o fato de que o País não tem estrutura para tal lei, e eu também concordo, se fosse o caso de criar instituições aprisionais especiais para tais faixas etárias, mas não é o caso, na minha opinião o que deve ser discutido é se adolescentes de 16 e 17 anos podem ser presos com os demais acima de 18, e eu simplesmente não tenho nada contra isso, mesmo se esse adolescente fosse um parente meu. Um jovem de 16 anos a pode votar, pode trabalhar com registro em carteira, é mais do que óbvio que eles podem se responsabilizar pelos seus atos.
A verdade é que se pararmos para ler as notícias que são publicadas envolvendo crimes em que adolescentes estão à frente, perceberemos que na maioria das vezes esses jovens têm na verdade menos de 15 anos, jovens que são aliciados por criminosos mais experientes e mal intencionados que tentam afrouxar suas penas se pegos pela polícia.
E agora outra polêmica paralela se forma sobre o assunto, enquanto quem não é a favor da redução da maioridade penal continua manifestando seus argumentos contra tal lei, quem é a favor não tem estado afim de discutir, e sim estão se preocupando com a manobra feita pelo Eduardo Cunha que retirou do texto da lei o tráfico de drogas. A lei se aplicará apenas a crimes hediondos, assassinatos, estupros e sequestros. Gostaria de saber na mente dos políticos que votam as leis o que, para eles, é um crime hediondo. Será que é, além do crime em si, o fato de desestabilizar uma família? Será que é, além do crime em si, o fato de aterrorizar uma vítima ou tirar uma vida? O que é um crime hediondo para esses caras? Por que se for isso, quantas vidas o tráfico tira por dia nesse país, quantas famílias ele destrói e quantas pessoas ele traumatiza?
Em um país onde nossas crianças não têm o direito a uma educação e um lazer adequado, com incentivos que os tirem das ruas, prevenindo assim uma parte considerável da criminalidade no país, agora que eles possuem em suas mãos a chance de remediar um pouco isso, fazendo com que jovens de 16 e 17 anos tenham receios de entrar no mundo do crime, eles simplesmente abrem mão disso. Mesmo para quem é contra essa lei, é mais que óbvio que nesse país o tráfico de drogas é culpado por grande parte do aliciamento de menores na vida do crime, então adianta mesmo reduzir a idade penal sem que o tráfico esteja entre os crimes presentes no texto da lei?
Nesse caso até eu começo a querer subir em cima do muro tentado a pular para o outro lado.

Gill Nascimento

Anúncios
Post anterior
Post seguinte
Deixe um comentário

6 Comentários

  1. E o bacanal prossegue e os ânus esculachados, esculhambados, arregaçados são sempre os nossos. E a orgia continua, e a suruba continua.

    Eu nunca soube de um problema resolvido com ações tomadas sobre efeitos.
    Ações sobre efeitos podem ser aplicadas de forma provisória, como um ‘ganha tempo’, até que as ações sobre as causas sejam implantadas.
    Do contrário, reincidência é inevitável e as ações seriam para enganar, manipular.
    É o que cretinos querem nos convencer com a redução da maioridade penal.

    ACABOU SENDO APROVADA. O CAPETA VENCEU MAIS UMA VEZ.

    Curtido por 2 pessoas

    Responder
  2. O jeito é reduzir a maioridade penal à idade intrauterina. O que há de filhos que agridem as mães chutando, devidamente escondidos, a barriga delas… Só não sei se a prisão deveria ser efetuada antes ou depois do nascimento.

    Curtido por 2 pessoas

    Responder
  3. “maioridade penal” um tema realmente polêmico na nossa atualidade, a principio não apoio tal decisão, acreditando que primeiramente o nosso País deveria investir em mais qualidade de vida e estrutura que garantam jovens socialmente saudáveis, o que não temos em nosso Brasil, e assim vamos engolindo amargamente essas leis que não resolvem em nada a questão do crime e violência na sociedade.

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  4. É um tanto polemico esse tema mesmo. Eu mesma já li os dois lados. Ambos possuem argumentos que considero aceitáveis, porém ainda sou a favor da redução. É claro que seria muito melhor investir na educação, mas no país que vivemos sabemos que não é assim, pelo contrário, a educação aqui é deixada de lado. E outra, adolescentes sabem muito bem o que fazem e podem sim arcar com as consequências de seus atos. Pra mim não existe diferença num adolescente e um adulto que mata. Independente de idade é preciso pagar pelo que se é feito.

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
    • Sim, eu fiquei um bom tempo em cima do muro, principalmente pelo fato de pensar que a melhora na educação seria uma faca de vários gumes que ajudaria por vários lados, mas depois pensei, do que adianta melhorar a educação se a desigualdade social continuar? De que adianta melhorar a educação se crianças ainda enveredarem para o crime para ter o que os pais pobres não podem bancar? De que adianta melhorar a educação se as crianças continuarem morando nas ruas? Então acho que a redução nesse momento seria o melhor caminho!
      Obrigado pela visita.

      Curtido por 1 pessoa

      Responder
  5. Eu apoio porque se eles matam e estrupam com crueldade, cinismo e sem demonstrarem um resquício sequer de arrependimento , podem e devem ser responsabilizados pelos seus atos criminosos , porém , para isso se faz necessário que esse desgoverno crie presídios próprios para que esses adolescentes possam ser reabilitados.

    Curtido por 1 pessoa

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: