Nostalgia…

image

Você acorda, lava o rosto e escova os dentes, da uma olhada nas notificações do Facebook e do Twitter, no Imbox e nas DMs, afinal, vai que tem alguma novidade bombástica na vida dos seus amigos ou dos seus parentes, não é mesmo? Depois deseja um ótimo dia a todos os amigos e seguidores dessas Redes Sociais, pois ninguém pode dar sequência num dia sem que você deseje que ele seja ótimo.
Então você verifica a sua caixa de entrada de emails, e o lixo eletrônico também, porque afinal, nunca se sabe quando seu provedor de emails vai te trair.
Então depois de lavar o rosto e deixar seu cabelo com um despenteado bem atraente, posta uma foto no Snapchat pra dizer que sempre acorda maravilhosamente lindo(a).
Posta aquela foto com uma bela mensagem otimista desejando bom-dia para os seus seguidores no Instagram, pois como essas pessoas poderiam sobreviver um dia sem seu bom dia, não é mesmo?
Você verifica as notificações e deixa uma linda mensagem de incentivo para seu amigos no Google+, para que eles possam continuar o dia mais confiantes.
Então entra no Youtube e confere os novos vídeos dos canais que você acompanha, ri e se diverte, aprende truques de beleza, se sente revoltado e aprende pra que serve anelzinho da lata de refrigerante, tudo em alguns minutos e alguns vídeos. Como viveria mais um dia sem isso?
Agora sim, você pode levantar, tomar um banho e preparar um café da manhã decente, e depois disso se arrumar e ir trabalhar, mais de duas horas depois que você realmente acordou.
Vocês se lembram como era a vida de vocês antes de inventarem as Redes Sociais?
Sinceramente, eu não me lembro.
Mentira, lembro sim, de algumas coisas, e sinto falta também.
Lembram da emoção que era receber uma carta, pelo correio, de uma pessoa amada que morava do outro lado do país?
Eu me lembro bem, amava isso, aquela ansiedade de ficar esperando uma resposta, de receber uma foto e ver como a pessoa mudou desde a última vez que tínhamos nos visto. Era um momento que me deixava muito feliz.
Lembro de como era tudo uma novidade quando a gente viajava, de como era um redescobrimento, hoje a gente chega num lugar onde nunca esteve e sente como se conhecesse tudo, as fotos nas Redes Sociais, o Google Earth te faz sentir como se tivesse passado naquele lugar antes.
Lembro de como era bom dormir depois que o seu programa preferido na TV acabava, e acordar 8 horas depois bem disposto, tomar um banho, e ainda conversar um pouco com os familiares, antes de sair pra mais um dia de compromissos.
Lembro de como era legal interagir e conhecer pessoas novas, pessoalmente, num bar, numa festa, num parque, e não por meio de um aparelho eletrônico, onde a pessoa do outro lado pode ser apenas um personagem.
Sinto saudade disso tudo, as vezes, tudo era mais surpreendente, tudo era mais novidade, tudo era mais descobrimento, a ansiedade, a realização, a felicidade de chegar e a tristeza de partir, a intensidade era muito maior.
Não estou dizendo que o mundo virtual seja ruim, longe disso, amo essa sensação de estarmos todos longe, mas todo mundo junto, essa proximidade, essa sensação de viver a vida de quem amamos, mesmo não podendo estar por perto.
Acho que sou uma pessoa nostálgica e amante das sensações que se foram quando a modernidade chegou.
Mas se por um lado algumas sensações ficaram pra trás com o passado, novas vieram com o futuro, e não são ruins.
Agora me dá licença, que ainda tenho todas as Redes Sociais que mencionei para passar antes de sair, um abraço gente.

Gill Nascimento

Post seguinte
Deixe um comentário

20 Comentários

  1. Essa é uma das bandeiras do meu blog: que saibamos usar as tecnologias, sem sermos usados por elas.

    Espero que todos consigamos encontrar o equilíbrio. Sei não é nada fácil. Estamos rodeados por esses aparelhos e pelas pessoas que os usam.

    Abraço,
    Palhão.

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  2. Nossa, eu realmente adorei o texto, e eu concordo em tudo com você, a internet afastou muita gente do mesmo jeito que aproximou, tenho amigos que se não fosse pelas redes sociais eu nunca teria começado a conversar, mas por outro lado, me afastou de muita gente, infelizmente.

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
    • A internet ela aproximou e afastou ao mesmo tempo, eu uso o Facebook meramente para fins publicitários, sem familiares e amigos por lá, tento manter na virtualidade apenas os amigos virtuais, me permito sentir saudade e correr atrás!

      Curtido por 1 pessoa

      Responder
  3. Rapaz de certa forma você está certo. Esses dias mesmo aqui em casa eu levei um susto. Chegou uma carta pra mim de uma tia minha. A carta que chega pra mim é a conta do meu telefone. Poucas vezes na vida eu recebi carta. Nem e-mail eu recebo mais. Tudo em quanto hoje é whats app. A internet e as redes sociais não são ruins. Só são usadas de forma errada por algumas pessoas. O que hoje eu mais gosto na internet é não perder o contato com os amigos reais. As pessoas que estudaram comigo algumas estão lá e pra mim isso é importante.

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
    • Realmente, pessoas que conhecemos no meio de nossas vidas e convivemos com elas por um certo tempo apenas, tendem a se distanciar quando chega a hora de cada um tomar seu rumo, nessa hora a Internet ajuda.
      Eu quando aprendi a ler e a escrever, escrevia cartas para todos os parentes distantes, até aqueles que não conhecia, era emocionante quando chegava, a ansiedade enquanto esperava que era foda.

      Curtir

      Responder
  4. Nostalgia ,reflection of the past.Bella post.Jalaal

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  5. Somos privilegiados históricos porque testemunhamos o mundo analógico e o digital.

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  6. Raphaella Cabral

     /  23 de agosto de 2015

    Essa coisa de redes sociais virou rotina já, parece impossível dormir sem ver todos os vídeos no snap, ou passar uma semana sem ver o facebook. Mas desde que seja tudo em um tempo certo e sem abandonados a real vida que corre fora desse mundo, ta tudo okay. Desde que usemos os nossos aparelhos e não eles nos usem. Ta tudo ótimo e saudável.
    ;*

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  7. Hahahha eu acho que sou uma das unicas pessoas que quando acorda, não pega o celular imediatamente. As vezes eu faço isso, claro (principalmente p desligar o despertador) mas geralmente procuro comer primeiro kkkkk
    Mas nao posso negar que esse texto é a mais pura realidade.. A gente ta muito preocupado querendo “postar” nossa vida que as vezes esquecemos de vive-la brandamente.. So sad.

    Beijo! :*

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
    • Eu não ligo muito para as Redes Sociais quando acordo, mas meus emails eu abro antes de abrir os olhos kkkkkkkk mas já tive uma época em que meio que me viciei na virtualidade, desde então separou completamente o que é virtual do que é real, com o disse em outro comentário aqui, me permito sentir saudade das pessoas que amo, para assim acabar indo atrás, e não clicando num ícone de mensagem em um aplicativo qualquer.
      Beijos Lê 😉

      Curtido por 1 pessoa

      Responder
  8. Verdade Gil. Ao mesmo tempo que a internet nos aproxima de pessoas, nos afasta. É preciso tomar cuidado para não passar mais tempo passeando pelas redes sociais e páginas da internet do que de fato vivendo. Ótimo post. Abraços

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  9. Texto bem realista ! Quando acordo faço minhas orações de agradecimento , escovo os dentes , lavo o rosto , tomo café e vou cuidar das minhas plantas e varrer o quintal . Só depois , mais tarde é que ligo o PC.

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  10. Adorei o post! vejo que preciso me desapegar um pouco do celular pra realmente viver a vida. Tem dias que quando chega a noite eu vejo que não fiz nada além de está conectada. Beijos

    Curtido por 1 pessoa

    Responder

Deixe um comentário

