O Bom e Velho “Bom Dia”

Pessoas são seres estranhos. De verdade. São complicadas demais. Por mais que você estude comportamentos, linguagem corporal, leia artigos de revistas que tentam explicar um pouco do universo dos seres humanos mortais, você nunca saberá como viver em meio à tanta gente estranha. Eu pelo menos não sei até hoje.

Se você está feliz e procura fazer pessoas felizes, te rotulam de louco, por exemplo. Ontem mesmo, devo ter desejado “bom dia” há umas 50 pessoas. Se 5 responderam, foi muito. Tá certo que desejo não precisa ser recíproco. Entretanto, a convenção social, criada por esses mesmos seres estranhos, pede que seja respondido. E eu também.
Se é gentil com uma mulher, ou é bicha, ou está interessado. Haja extremos. Se conversa demais com a mesma brincando, está “dando em cima”. Se responde apenas o que lhe é perguntado e evita gastar tempo e vocabulário com o ser, é arrogante. Se não se importa, é frio. Se cuida demais, é enxerido. Porra. Decidam-se. Ou inventem um manual de verdade. Não é à toa que misantropia é tendência nas passarelas do mundo todo.

Que a liberdade poética me permita o saudosismo, pois antigamente não era assim não. Eu, pelo menos, fui criado na base do “Senhor” e “Senhora”. Hoje, as pessoas não sabem o que é isso. Tratam-se por “você”. Os próprios velhos que deveriam se sentir bem por serem respeitados, agora entraram na moda do “o Senhor tá no céu”. Te cria vovô. Respeito não tem idade não.
Quantas e quantas vezes fui corrigido por não usar o “por favor”. “Muito Obrigado” então, nem dá pra contar. Agora, todos usam de ordens ao falar. Deve ser o convívio com as máquinas. Com elas é só digitar o comando, não precisa de carinho, nem de educação. Ela não se recusa.
Sou apaixonado pela tecnologia, mas vejo que ela tem nos separado. Isso é triste.

Espero que essa tecnologia nos traga um lado bom. Ou só traga pra mim mesmo, já que a moda é o individualismo. Espero que descubram o manual do ser humano moderno. Até lá, vou ver se aprendo a seguir os conselhos do velho avô: “Quem fala demais, dá bom dia à cavalo”. Talvez um dia algum responda. Já que nós mesmos não nos preocupamos com isso.

Abiezer Lopes
Deixe um comentário

18 Comentários

  1. Com certeza! Respeito não têm idade…
    Eu sempre que posso desejo meu ‘Bonjour’ para as pessoas. Confesso que quando acordo não gosto de pronunciar uma palavra, é um ritual que tenho, mas depois do desjejum, nossa, saiu falando para todo o lado!
    Portanto, bonjour rapaz… Maravilhoso texto.

    Apareça quando puder… Ficarei contente com sua visita! 🙂
    HuG!
    http://www.andrehotter.com
    👻 Snapchat: andrehotter

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  2. Nossa, é desse jeito mesmo. No meu prédio mesmo dou um bom dia ou um oi, tudo bem? Nem todos respondem. e aprendi também a chamar os mais velhos de Senhor e Senhora, mas já ganhei várias broncas…rs… complicado!!

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  3. Disse tudo!

    Também ‘ Sou apaixonado(a) pela tecnologia, mas vejo que ela tem nos separado. Isso é triste!’

    Seu post me fez lembrar ‘ Amor Liquido ‘do Zygmunt Bauman

    Está tudo bem desse jeito mesmo !

    ——————————————————————————

    Antes que me esqueça ‘Bom dia! ^^ rs

    Carpe diem

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  4. Bom texto!

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  5. Gosto muito dos seus textos. Sempre me identifico.

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  6. Bom dia ! Fui nascida e criada nessa boa e educada época , contudo hoje em dia , as pessoas perderam a gentileza o respeito umas para com as outras , o que é deveras lamentável. Já perdi a conta de quantas vezes dei um cumprimento a alguém e nenhuma resposta recebi .

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  7. Realmente,hoje em dia é raro esse tipo de tratamento…

    Curtido por 1 pessoa

    Responder

Deixe um comentário

