Aqui pro amor óh!

image

Na sexta de manhã, quando estava em clima de despedida da Região da Patagônia Chilena, encontrei uma brasileira que havia acabado de chegar àquele paraíso, e ela me disse:
“- Esta cidade cheira amor, é como se o amor estivesse no ar!”
Dei uma respirada mais profunda, e senti um cheiro de esterco e pensei: “Não é que ela está certa!”
Quem em sua consciência viaja para um paraíso pensando em amor ao invés de aventura?
Prestando um pouco mais de atenção à mulher, notei que ela tinha uma feição meio inocente, quase beirando a idiotice, então entendi.
Mas à frente quando me encontrei com meu companheiro e companheiras de viagem, dei outra respirada profunda e senti um cheiro de erva ilícita, pensei: “Porra, aqui tá mais concentrado!”
Graças à Deus Pai todo Poderoso, só me falaram essa besteira em meu último dia naquela cidade, senão teriam estragado a minha viagem.
Não que eu seja contra o amor, longe disso, até gosto. Pra quem me conhece mais, sabe que gosto de enveredar para o campo da poesia às vezes.
E pra quê poeta melhor do que aquele que sofre?
E pra que sofrimento maior do que esse tal de amor?
Nunca vi uma pessoa livre desse sentimento infeliz, ao passo que nunca vi também uma pessoa cativa desse sentimento numa boa com a vida!
Uma vez me disseram que amar é uma coisa divina. Então eu deixo para os anjos, porque de santo eu não tenho nada.
Outros vão dizer que amar está na Bíblia e é um mandamento. Tudo bem, mas aposto que no céu não tem falta de lealdade, falta de fidelidade, lá existe reciprocidade, assim fica fácil pra cacete. Quando eu for pro céu vou amar todo mundo que, por enquanto aqui, quero mais é que se dane. E estamos combinados.
Minha mãe certa vez disse que sem amor não somos ninguém. Claro que não somos ninguém, sem esse sentimento torturante e que adora bater pra ver a pessoa chorar, nos tornamos alguém, ganhamos destaque, somos mais presentes e mais felizes.
“Ah Gill, mas quem seriam os grandes compositores e poetas sem o amor?”
Seriam comediantes, ora essa! Fariam a gente rir ao invés de chorar.
Um filme, uma peça de teatro, uma novela, tudo bem ter amor, cenas românticas, chororô, traição e nego se embebedando por um pé na bunda. Mas será que não dá pra manter só na ficção?
Longe de mim dizer que o amor é ruim, mas ele é como uma loteria, bem difícil de acertar. E bem, digamos que eu nunca fui um cara sortudo.
Dizem que tenho todas as características de uma pessoa que tem tudo pra ser feliz na vida amorosa. Sou paciente, calmo, atencioso, feliz, conversador, espontâneo e corajoso.
Mas ninguém pensou que essas características se encaixam maravilhosamente bem também para quem quer ser feliz sem o amor?
Uma vez uma prima minha estava lendo uma revista e resolveu falar sobre o horóscopo para o meu signo, eu não entendo dessas coisas, não acredito nessas coisas, e também não gosto muito. Mas ela disse que meu signo estava numa fase muito boa para o amor.
Pensei: Eufemismo para “essa fase da sua vida vai ser uma verdadeira bosta”!
Pela primeira vez na vida resolvi acreditar em horóscopo e me preparar para evitar o pior.
Agora estou aqui, de volta à São Paulo, já cheguei cheirando o ar pra ver se estava tudo normal, por enquanto o cheiro é da tradicional poluição, mas por via das dúvidas vou tomar uma inalação mais tarde.
Pensei em vir usando máscara, porque vai que fui contaminado no Chile. Não quero trazer esse mal aos meus queridos conterrâneos.
Enquanto estou sem máscara e não tomo inalação, economizo respiração, só por precaução.

_

Gill Nascimento

Deixe um comentário

56 Comentários

  1. Paloma Silva

     /  7 de novembro de 2015

    Cara, muito bom!! Parabéns!

    Curtido por 3 pessoas

    Responder
  2. Esse sentimento que atravessa a vida da Humanidade está sempre no limiar da dor e do prazer!!! Não conseguirá fugir sempre dele, com certeza! Risos.

    Curtido por 3 pessoas

    Responder
  3. Tenha cuidado mesmo! A Cetesb recentemente informou que no ar poluído de SP encontra-se uma grande quantidade de partículas de amor.

    Curtido por 3 pessoas

    Responder
  4. kkkk me diverti muito com a postagem.
    Creio que seja pelo fato de ter passado um bom tempo pensando igual a você sobre essa coisa de amor, na verdade meus raciocínios sempre tendem a puxar pro lado masculino da logica kkkkk fazer o que né.
    Só te aconselho a tomar cuidado, por que até eu que sempre fui muito feliz com minha liberdade acabei infectada com esse vírus do amor. Preciso descobrir onde foi que o ar tava cheio dessa bagaça pra avisar o resto da galera. bjão. Seguindo.

    Curtido por 4 pessoas

    Responder
    • kkkkkkkk Amanda, esse texto meio que deixou meus leitores confusos, mas não penso da maneira que escrevi, só queria arrancar risadas da galera mesmo, até que sou bem amigo desse tal de amor kkkkk
      Tenha uma linda semana!

      Beijooos!

      Curtido por 1 pessoa

      Responder
  5. Amor é poder, amor move vidas, para a felicidade e para a infelicidade.

    Curtido por 2 pessoas

    Responder
  6. Posso dizer que, de acordo com o meu signo kkkkk, tenho uma opinião “em cima do muro” (que os librianos preferem chamar de equilibrada). Não considero o amor algo referente a dor, não sei fazer essa associação. Para mim, o que nos faz sofrer é paixão, obsessão, enfim, outras sentimentos semelhantes aos “sintomas” do amor.
    Dessa forma, acredito que quando alguém “sofre por amor”, na verdade sofre por egoísmo, sofre por orgulho, sofre por posse, por qualquer coisa que não deixe o amor fluir e se não for amor, acaba. Por outro lado, concordo que o amor (como relacionamento de casal) é loteria, não existe exemplo maior de sua excelência que nas suas outras formas: entre irmão, amigos, pais e filhos, etc. Estas dão certo pela falta de cobrança e de expectativa, quando conseguimos aceitar o outro exatamente como ele é, com defeitos, medos e imperfeições e continuamos a querer estar ao lado, desejamos o bem, visamos um futuro juntos, isso é amor, pelo menos na minha humilde opinião.

    Beijão Gill, um fim de semana cheio de amor para você eheheehhe 🙂

    Curtido por 5 pessoas

    Responder
  7. Cara! Que leitura! Parece um tratado político/filosófico sobre o amor e o fizestes com bastante propriedade Gil! Parabéns!

    Curtido por 2 pessoas

    Responder
  8. rss.. O amor é lindo Gil…rs.. Muito bom seu texto… Beijinhos e um excelente domingo cheio de amor…rs.

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  9. Muito bom, Gil!
    Continua economizando respiração, aqui no Rio também não tem muito cheiro de amor no ar, só suor mesmo, rs.

    Um beijo!

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  10. Louise Carneiro

     /  8 de novembro de 2015

    Como sempre textos maravilhosos e que me rendem boas risadas! Bjs

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
    • É isso que me deixa feliz, conseguir arrancar risadas de quem lê, mesmo que fiquem pensando que sou alguém que odeia o amor kkkkk o que está meio longe da verdade kkkkk
      Tenha uma linda semana Louise!
      (Aliás, lindo nome)

      Beijos!

      Curtido por 1 pessoa

      Responder
  11. Sono un pò in difficoltà…devo usare il traduttore che non sempre è attendibile 😉
    Comunque credo che l’amore va diviso in Amore universale, e amore sentimentale che a sua volta può essere totalitario (anima/corpo) o solo carnale, comunque esso sia l’amore a volte è dolore, a volte è piacere, a volte ambo le cose…E’ una roulette, ma io dico che vale la pena sempre gettare il dado…non si può mai sapere.
    Buona serata.

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
    • L’amore è tutto questo me stesso, ma non ho problemi con l’amore, in realtà voleva solo fare un po ‘di umorismo anche kkkkkkkk Sono contento e lusingato dalla vostra visita è sempre il benvenuto, hanno una buona settimana! Abbracci!

      Curtir

      Responder
  12. Você manda muuuuito bem!

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  13. Dando risada com deixar o amor para os anjos Pq de santo vc não tem nada 😂😂😂😂

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  14. Eu ri muto, principalmente na parte que você deixa para os anjos kkkk Mas eu falo que sou feita de amor, e claro a gente sofre um pouco mas não tem como negar essência né?! Mas calma que você vai encontrar alguem especial que vai despertar esse sentimento em você e vai fazer as pazes com o amor kkkkkkk =p

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  15. Respirando fundo. Talvez alguma coisa daquela atmosfera tenha ficado no teu texto

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  16. Ver teus texto é como conversar com um velho amigo, escutar as rabugices deles e saber que aquilo é só por falar, que na verdade ele exala amor e nem sabe, é uma delicia teus textos… eu tenho vontade de te chacoalhar mas ai de repente me pego rindo!

    Abraços Gil ☼

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  17. HAHAHAHAHA enquanto eu depresso sobre o amor, que bom que você faz algo engraçado! Foi bom rir sobre isso. Mais cedo tive uma crise que me fez pensar tudo isso e acabou rendendo o meu último post, sem contar que deu um grande alívio desabafar. Mas também trouxe resolução, já que a causa do texto o leu e fez de tudo para tirar as bobagens e inseguranças da minha cabeça. Quem nunca pensou em se livrar de ter sentimentos que atire a primeira pedra não é? Amor é um troço doido mesmo. Dói pra caralho. Mas acho que no fundo somos todos um pouco masoquistas.

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
    • Aaaaaahhhhh Mel, vamos ser sinceros, uma dorzinha de vez em quando faz um bem danado, amadurece a gente kkkkkkkk tô aqui explicando pra todo mundo que foi só humor mesmo, mas não sei se vão acreditar kkkkk

      Tenha uma linda semana!
      Beijinhos!

      Curtido por 1 pessoa

      Responder
  18. hahahha acho melhor tomar sua inalação, viu!

    Apesar de ser uma pessoa eternamente apaixonada, nunca entendi esse conceito de “cheiro de amor no ar” tipo, ??? hahah tem gente que, sonha mais do que ama.

    boa semana! =*

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  19. parabéns, mt bom todos os seus textos !

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  20. Se foi ou não humor, conseguiu seu objetivo,foi engraçado, criou uma polemicazinha e de quebra uma curiosidade velada. Eu achei muito engraçado, mas bateu com meu lado Seco/sarcástico, que volta e meia me ronda e rende boas discussões. Eu aqui tentando ser mais sensível e colocar minhas emoções pra fora e vem você e quebra meu esforço. hahaha Se é amor ou paixão quem fornece tanta dor eu não sei dizer, mas os poetas e músicos dificilmente erram, então…talvez você não esteja tão errado em todas as suas colocações. Mas é o que você disse nos comentários, uma dorzinha ajuda a amadurecer. Acho que deve estar nos preparando ou só ensinando mesmo.Acostumamos a ligar amor sempre a uma pessoa especial, o parceiro ou parceira, mas acredito que é muito maior que isso. Nem sei se alguém conseguiu definir ou conseguirá algum dia. Mas adorei seu texto e valeu boas rizadas. Beijo grande e ótima semana pra você. ❤ rsrsrs

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  21. Ultimamente, também to querendo uma máscara de gás com bastante oxigênio e nada desse tal de amor. 😷🙊😹
    Beijinhos!! Ótimo texto! Parabéns! 😘

    Curtir

    Responder
  22. danaflowers

     /  10 de novembro de 2015

    Legal o texto…muito bom!!! Parabéns

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

