5 Coisas que as vezes não damos importância!

image

Olá pessoal! Tudo bem com vocês?
Hoje é terça feira, dia de “As 5 Mais”, e volto a dizer, estou muito feliz com o resultado que essa categoria vem obtendo, os leitores dizendo que gostaram, que acharam uma boa categoria, e o principal, que têm se divertido lendo os textos.
Isso me deixa muito feliz.
Hoje o tema é um pedido da linda e querida Laynne, do Blog Meu Espaço Literário, ela me pediu que fizesse um top de 5 coisas que deixamos de notar a importância, eu simplesmente adorei esse pedido.
Acho que muitas pessoas aqui já devem estar imaginando uma das coisas que listarei, pois vivo citando a importância aqui, por isso serei logo óbvio, citando ela como a primeira das cinco.

PRIMEIRA:
Fazer uma pessoa sorrir. Principalmente quando ela está precisando.
Vivo falando sobre isso e sobre o quanto valorizo o gesto em si, e também sobre o quanto gosto de ser aquele que arranca sorrisos, mas nem sempre notei a importância desse gesto, até o dia em que quem precisava sorrir era eu mesmo.
Meu falecido avô costumava dizer que usamos mais máscaras do que nossa própria face, e demorei para entender o que ele sempre quis dizer.
Ele queria dizer que sempre pintamos em nosso rosto uma falsa realidade, para não despertarmos a curiosidade ou a pena de ninguém.
Quando entendi, abandonei as máscaras, e quando abandonei as máscaras, ganhei muito mais sorrisos sinceros.

SEGUNDA:
Com certeza, abraços.
Por vezes me indignei com a desvalorização de tal gesto. Eu sou um tipo de pessoa que não dou um abraço falso. Se eu tiver que dar um abraço sem todo o simbolismo que isso implica, dou um aperto de mão.
Pra mim um abraço é um gesto de carinho inigualável, assim como um beijo, o abraço transmite o sentimento nele contido.
Um abraço verdadeiro fala, em silêncio ele é capaz de dizer tudo aquilo que o coração esconde.
Então como não citar o abraço?
Principalmente o abraço de reencontro, recheado de saudade e com cobertura de “não vou mais deixar você ir”.

TERCEIRA:
Algo que valorizo muito, é o sentimento de dever cumprido.
Sabe aquela satisfação de ver o resultado de algo criado a partir do seu esforço, dedicação e suor?
Incrível né?
Lembro quando descobri o prazer desse sentimento, e o valor que ele contém, eu tinha uns 14 anos, e montei peça por peça a bicicleta dos meus sonhos. Desde então sempre que tenho algo para fazer que demanda tempo, esforço, dedicação e suor, a ansiedade por essa sensação toma o lugar da preguiça.
Óbvio que nem preciso dizer o quanto isso é importante e pode fazer a diferença na vida de uma pessoa com objetivos à cumprir e obstáculos para superar.
Pra mim é mais que um prazer pessoal, é uma forma psicológica de incentivo.

QUARTA:
Uma que pouca gente dá o real valor, é fazer aquilo que te faz bem.
Aí algumas pessoas estão lendo e concluindo: “Ah Gill, mas quem é que faz aquilo que faz mal para si mesmo?”.
Eu poderia citar muitos tipos de pessoas que fazem isso, mas o foco é justamente o contrário.
Muita gente não faz nada que lhe faça mal, mas também deixa de lado o que faz bem. Aquelas necessidades mais simples, sabe?
Se vocês me perguntassem agora o que me faz bem realmente, que é capaz de me deixar feliz, eu faria uma lista imensa. Aí depois eu ficaria triste ao perceber há quanto tempo não faço a maioria das coisas listadas.
Motivos?
Falta de tempo, julgamentos da sociedade, vergonha, falta de coragem. São tanto a os motivos que nos fazem deixar essas coisas de lado. Fico triste só de pensar.

QUINTA:
Acho que das cinco coisas que deixamos de notar importância, essa é a maior e mais altruísta: ENSINAR.
Todos nós temos muito nesse mundo para aprender, mas também temos muito o que transmitir.
As lições mais importantes que aprendemos, é a própria vida que nos ensina, e pra cada um a lição é diferente, daí a importância de ensinar, compartilhar o aprendizado.
Lembro do meu pai uma vez fazendo uma analogia sobre a vida:
“- A vida é como um jogo de vídeo game, filho, você pode ler um manual, você pode baixar um tutorial na internet, mas os macetes, os truques e as lições que vão te ajudar a vencer, você só vai aprender na prática, ou então receber as dicas de alguém que já passou pela fase em que você se encontra atualmente. Não existem atalhos, existem apenas modos mais tranquilos e fáceis de vencer, que não estão evidentes, foram descobertos por pessoas que passaram pelo mesmo que você está passando!”
Eu aderi essa analogia, pois é uma grande verdade. Sou uma pessoa que dispensa conselhos, mas abraça exemplos.
E não existe melhor maneira de ensinar, do que com um bom exemplo e uma boa história pra contar.

_

Bem pessoal, por hoje é isso, espero que tenham gostado. Na próxima terça o tema será “5 Alegrias do dia a dia”, pedido da Glau Palhares do Blog Beauty By Glau. Com certeza será um tema divertido pra se trabalhar!

Abraços!

_

Gill Nascimento

Post seguinte
Deixe um comentário

30 Comentários

  1. Fazer alguém sorrir é descobrir que o maior prazer que você pode sentir é aquele que você pode proporcionar.

    Curtido por 3 pessoas

    Responder
  2. Oi, Gil… que honra estar sob sua caneta ou teclado e muitíssimo obrigada pelo gentil elogio. Adorei as escolhas. Que paizão o seu, hein! Senti aqui um carinho enorme pelo seu velho. Eu sou daquelas que passaria horas conversando com pessoas mais velhas justamente pela quinta coisa que mencionou e porque me é prazeroso ouvir pessoas sábias contar histórias.

    Eu ADORO abraço quentinho. É tão renovador e simplesmente uma demonstração linda de cuidado e do gostar por alguém. Tem abraços que ainda sonho hoje em dia, que quando acontecer talvez seja minha hora de ir…

    Realmente há tantas coisas na vida que vamos deixando de dar aquela importância e são elas que nos dá aquele “pique” para ter uma vida plena e feliz. Adoro olhar pela janela de manhã e sentir o cheiro do ar… amo ver minha filha dormindo…adoro receber mensagens das pessoas que amo… adoro essa sensação de trabalho concluído… adoro ver alguém que estava triste sorrir (embora eu não tenha talento nenhum pra isso… kkkkkk), amo demais poder ficar no silêncio do meu quarto e ler… E amo o carinho que tenho recebido através do blog… Tem coisas na vida que realmente são gratuitas e tem um valor enorme…

    Um grande Abraço carinhoso

    Laynne Cris

    Curtido por 2 pessoas

    Responder
    • Hahaha na verdade meu pai nem é tão velho, é apenas 17 anos mais velho que eu, e tem uma mente uns 15 anos mais nova, mas as vezes ele solta umas pérolas legais…
      Os dois gestos que mais valorizo são o sorriso sincero e o abraço carinhoso, são tão aconchegantes!
      Fico feliz que tenha gostado Laynne, mesmo, afinal, foi você que pediu o tema, então a primeira que deve ser agradada kkkk

      Beijoooos!

      Curtido por 2 pessoas

      Responder
  3. Legal esse seu Dou muito valor a um abraço e ando pensando muito que quero fazer o que me dá prazer, a gente corre mais do que qualquer outra coisa… Amei mais uma vez o texto… Beijinhos Gil!

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  4. São coisas tão simples e que muitas vezes deixamos de praticar… Um sorriso pode, com certeza, melhor seu dia. E um abraço inesperado pode te trazer conforto e calmaria em momentos difíceis :))
    Adorei Gill e também gostei do tema proposto pela Lay hehe
    Beijos e um ótimo dia!

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  5. Chamo essas cinco coisas de “pequenas coisas boas que mudam nosso dia”! Devemos valorizar essas ações sempre! Belo post 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  6. Sensacional Gill!! Bjs

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  7. Gostei bastante do post!!! Eu acho que nunca tinha percebido o valor de um abraço. Realmente é algo enorme e cheio de sentimentos…

    Tenha uma ótima semana!

    Letícia Monalisa, arcoirisduplo.wordpress.com

    Curtido por 2 pessoas

    Responder
  8. As vezes tudo que a gente precisa é parar essa rotina doida e fazer essas coisas simples.

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  9. Olá Gil!!Que lindo e belo post! É isso mesmo, hoje , estamos tão enclausurados em nós mesmos, em nossas dores. Tentamos esconder nossos sentimentos, alegrias, angustias através de máscaras e acabamos que escondemos o melhor de nós e para os outros: nós mesmos. Quantas vezes as pessoas e reprimem, por medo, vergonha ou preconceito. Um beijo, sorriso, abraço, um breve olá, pode salvar uma vida. Dependendo o momento que alguém esteja passando! Vou reblogar de tanto que gostei e com certeza vai fazer diferença para quem me segue ou simplesmente por curiosidade entra no meu blog. Beijosss

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
    • Sim, penso exatamente dessa maneira, e que bom que gostou Kenia, quando quiser pedir um tema para “As 5 Mais”, fique a vontade viu? Essa é a intenção da categoria!
      Muito obrigado pelo compartilhamento, e claro, sempre estarei visitando seu Blog!

      Beijos!!!

      Curtido por 1 pessoa

      Responder
  10. Republicou isso em BLOG BOHO CHIC UBERABAe comentado:
    5 Coisas que as vezes não damos importância! Texto escrito pelo Gil Nascimento do Blog Casuísmo! Sigam que vale a pena. Um beijo, abraço, sorriso é algo um sentimento tão bom que deveria ser nossa obrigação todos os dias nos impor uma meta, mil beijos e mil abraços distribuídos. Porque as pessoas só beijam e abraçam no dia do beijo , do abraço, amigo , mãe, pai… e assim por diante? Dia é todo dia…é dia de viver , de ler, brincar, respirar, viver!! Dê muitos beijos, abraços, olás, liga pra quem você ama, um amigo, nos dias de tecnologia, mande um mensagem, mais não deixe de transmitir seu sentimento para com alguém, faça o dia de alguém conhecido ou não mais feliz. Não estou dizendo para sair por aí e abraçar todo mundo. Mais quando for abraçar, abrace de verdade, sorria com vontade, quando a gente sorri, perceba que a gente muda, as pessoas mudam. Acorde de manhã , sorria de frente ao espelho, hoje postei sobre isso. Cumprimente seu vizinho, dê bom dia, uma aceno de mão, você vai perceber que vai ser retribuído de forma natural, outras até surpresas. Enfim , sorria , viva porque a vida é curta e não podemos perder o tempo que nos resta lamentando o que poderia e pode ser algo tão natural….

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  11. São atitudes tão simples e tão eficazes, mas muitas vezes as negligenciamos…valeu o post! Estou adorando esse blog!

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  12. Rômulo Pessanha

     /  1 de dezembro de 2015

    O Abraço parece ser o mais necessário de todos os gestos simples.
    Queria pedir o tema do como se declarar para a pessoa que você gosta.
    Gostei da sua espontaneidade no post.
    Abraço!

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  13. Nossa, adorei a ideia deste post, vou utilizar como inspiração, num post no meu blog!
    Abraço e sucesso rsrsrs

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  14. Concordo nem sempre damos valor as coisas que realmente tem valor, dever ser por causa do mundo moderno onde não se tem tempo para coisas simples.

    Curtido por 1 pessoa

    Responder

Deixe um comentário

