Papo de Bar… O Dinheiro não traz a felicidade!

image

Bom dia, boa tarde e boa noite pessoal. Tudo bem com vocês?
Hoje é dia de Papo de Bar, minha categoria preferida, apesar que ainda estou em dúvida se esse sentimento que tenho por esses artigos vêm do meu coração, ou do meu fígado.
Estava a trabalho Rio Grande do Sul, quando esse Papo de Bar rolou, entre colegas.
Resolvi ressuscitar um estilo de papo que meus amigos de infância e eu gostávamos de ter nessas ocasiões, pois é bem divertido.
Toda a conversa consiste em escolher uma frase, dito popular ou filosofia, que todo mundo fala, e simplesmente dissecá-la em controvérsias, porquês, e poréns.
A frase que escolhemos foi: “Dinheiro não traz felicidade”.
Tem frase mais controversa do que essa?
Logo de cara um colega comentou:
“O dinheiro pode até não comprar a felicidade, mas a falta dele menos ainda, e se for pra ser triste, melhor que seja rico, porque Whisky está caro, e combina com a infelicidade!”
Ser infeliz e ser rico, isso não soa tão mal assim, agora ser infeliz e ser pobre, machuca só de pensar.
Gostaria de saber quem foi que criou essa frase, e posso apostar, era uma pessoa muito rica, mas devia ter disfunção erétil, sua mulher tinha amante e na certa ele não tinha amigos. Aí entenderia ele dizer tal asneira.
Um amigo meu comentou o seguinte:
“Quem criou essa frase estava certo, o dinheiro não traz a felicidade, se você tem o dinheiro, a felicidade vem por conta própria pra te visitar, nem precisa de convite!”
E eu concordo com isso, ela pode até não vir de mudança, mas visita com frequência.
Já uma colega fotógrafa manifestou sua opinião da seguinte forma:
“Concordo com a frase, mas ela está incompleta, a verdade é que o dinheiro só não traz a felicidade para quem não tem muita afinidade com ele, digamos assim!”
Em uma coisa todos nós concordamos, quem criou essa frase era uma pessoa rica, possivelmente brasileira, e quem sabe alguém que queria que a mídia parasse de bater tanto na tecla da desigualdade social, falando tal frase para que os menos favorecidos se sentissem menos desconfortáveis com suas situações.
Perguntei pra um dos meus colegas o que ele preferia, ser rico ou ser feliz, a resposta foi a seguinte:
“Porque tem sempre que haver uma escolha, porque não pode ser os dois? Mas já que tenho que escolher, preferia ser rico, depois que eu tivesse mergulhado em grana, queria ver quem me impediria de ser feliz!”
Claro que também manifestei minha opinião, e que na verdade é bem simples. O fato que todo o problema não é o dinheiro não trazer a felicidade, mas sim a felicidade não trazer o dinheiro, porque de nada adianta ser feliz se não tiver condições de sobreviver para usufruir disso.
E ainda, que o mais provável é que quem tenha criado essa frase, não sabia o que fazer com o dinheiro que tinha, então soltou essa pérola, só ainda não consigo imaginar quais eram as suas intenções.
Claro, que se interpretarmos a frase com a verdadeira profundidade que ela merece, chegaremos as conclusões corretas das intenções do autor, mas ainda assim, fica difícil de concordar, mesmo no mais alto nível filosófico possível
Claro, não estou dizendo que o dinheiro traz sim a felicidade, longe disso, mas que ele tem certa afinidade com ela, isso é inegável, e o mais importante: o dinheiro pode até não fazer a felicidade surgir, mas não tê-lo duvido que faça isso com mais facilidade.

_

Gill Nascimento

Deixe um comentário

37 Comentários

  1. Rs… Dizem por ai que dinheiro não trás felicidade, mas te leva pra chorar em Paris. Eu juro que ficaria super confortável curtindo uma fossa num lugar paradisíaco! Tipo uma ilha particular sabe, só pra começar!… kkkkkkkk

    Curtido por 5 pessoas

    Responder
  2. Preciso pegar o banner do pessoal…. Grande abraço Gill. Tem prêmio pro 1º comentário? rs r srs rs

    Curtido por 2 pessoas

    Responder
  3. Fiquei me perguntando aqui se as conversas com seus amigos de infância já eram no bar.. rsrsrs
    Acodei com vc hj viu? 😘

    Curtido por 3 pessoas

    Responder
  4. naomitanabe

     /  22 de fevereiro de 2016

    Dinheiro traz felicidade sim, compra coxinha!!!
    Bjo

    Curtido por 3 pessoas

    Responder
  5. Dinheiro trás sim, mas não é a única garantia Rsrs

    Curtido por 2 pessoas

    Responder
  6. Adorei Gil! Eu penso da seguinte forma..O dinheiro não traz a felicidade, ele só manda buscar hehe..Gostei do que diz a laynne chorar em paris esta muito bem hehe..Bjuss

    Curtido por 2 pessoas

    Responder
  7. Também acho isso rssss.

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  8. Dinheiro não traz felicidade, manda encomendar em Paris.
    Eu ficaria muito feliz se quando que estivesse triste eu pudesse curtir minha depressão em Las Vegas.
    Aliás minha filosofia é que quem criou essa frase tinha tanto dinheiro, mas tanto dinheiro que já tinha feito e comprado tudo o que queria, então sem ter mais o que fazer virou filósofo. 😊

    Curtido por 2 pessoas

    Responder
  9. Acho que o dinheiro não trás felicidade, mas muitas vezes, facilita coisas do dia a dia que comprometeriam pequenos prazeres..
    Não acredito em felicidade plena graças ao dinheiro, mas acredito que ele ajude a relaxar.
    Adorei o texto.. Essa é uma ótima discussão pra se falar em pontos de vistas diferentes.

    Curtido por 2 pessoas

    Responder
  10. Eva Camargo

     /  22 de fevereiro de 2016

    Eu acho que o autor da dita frase queria deixar clara a distinção entre dinheiro e felicidade. Digamos que ele queria falar que ser rico APENAS não iria significar ser feliz. Felicidade é um estado de espirito mais do que condição. Eu acredito que apenas nisso, acredito também que ele não foi mais longe que isso, pois podemos ver quantas pessoas que não tem condição nenhuma, na extrema pobreza. Elas serão felizes como?
    Eu concordo meio discordando, afinal, dinheiro é bom, mantém as contas pagas e te garante coisas que podem trazer felicidade sim, mas quando me lembro de momentos divertidos eles estão relacionados a pessoas e momentos. Então: amigos trazem felicidade. hahaha Adorei o papo de bar, beijos 😀

    Curtido por 2 pessoas

    Responder
  11. Fato: tem muita gente pobre e feliz e muita gente rica e infeliz. Então, a minha opinião é que uma não depende da outra… Mas fiquei sabendo de um estudo nos Estados Unidos que explica essa relação. Se eu achar, eu mando o link depois… ou se alguém tiver, poderia mandar… bjs

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  12. Angélica Moura

     /  23 de fevereiro de 2016

    Hual, eu estava falando com um amigo sobre isso que o dinheiro não traz a felicidade eterna mais a momentânea traz a se traz…

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  13. A questão não é ser rico ou pobre para ser feliz! A questão é independentemente da sua conta bancária, saber cultivar boas relações com as pessoas, pois as amizades, família, companhia afetiva bacana e dinheiro junto são tudo de bom!!! Afinal, aquela viagem, aquele jantar, aquela festinha, aquele passeio, etc, muitas vezes demanda de dinheiro, então acredito que uma coisa complementa a outra. Logicamente que não precisa de muuuuuuuuuito dinheiro pra ser feliz, se tiver boas pessoas em sua vida, mas um pouco de dim dim, sim, já tá ótimo!

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
    • Sim, se tivermos tudo isso, um pouco de dinheiro já está bom…
      … Mas um bocado de dinheiro estaria melhor ainda kkkkkkkkkk mas concordo com tuo que disse Isabella, o que temos ao nosso redor é o que constrói nossa felicidade, as vezes aos poucos!
      Beijos!

      Curtido por 1 pessoa

      Responder
  14. Opa, muito bom. Acho importante o questionamento a respeito dessa frase tão famosa e tão aceita sem o devido toque de dúvida. Talvez o mais adequado seja “Só o dinheiro não traz felicidade”, pois ele representaria apenas um aspecto na vida de alguém. Mas, para dissecarmos a questão a fundo, precisaríamos traçar uma definição de “felicidade”, o que não é tarefa fácil, pois sabemos o quão subjetivo é o significado dessa palavrinha. Se supormos que a “felicidade” tratada seja “prazer”, acredito que o dinheiro consegue satisfazer esse quesito, pois é capaz de comprar a maioria dos itens que nos trazem prazer. No entanto, se falamos de “felicidade” como um estado de ser, o dinheiro é coisa irrelevante, e, talvez, seja algo que só se possa ser alcançado com certas experiências e conhecimento. Ser seria interno, nada teria a ver com o que é externo.

    É claro que eu seria um tolo se eu ignorasse o dinheiro como algo muito positivo. Considero os efeitos do mesmo relativo, depende de quem o manuseia. Alguém muito desequilibrado, confuso, desorganizado, certamente fará merda com muito dinheiro, se entupindo de problemas e dívidas, logo, neste momento, o dinheiro se torna o inferno. No entanto, para aquele que sabe usufruir dos seus recursos com sabedoria e com propósitos mais objetivos, certamente gozará de bons frutos. Dinheiro ser felicidade ou infelicidade depende da própria pessoa que manuseia o próprio. Ou seja, felicidade ou infelicidade provém não do dinheiro, mas da própria pessoa. Dinheiro é ferramenta. Como uma mera ferramenta, por si só, pode trazer ou não trazer algo que só tem representatividade para o próprio ser humano?

    É claro que eu não quero dar uma de chato aqui, contrapondo a conversa exposta. Nada disso. Compreendo que foi uma proposta mais descontraída. Peço desculpas por qualquer tolice que eu tenha dito, mas acredito que esse tema bom e que precisa mesmo ser discutido.

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
    • Todas as opiniões são bem vindas aqui Dhan, ainda mais na categoria Papo de Bar, onde acabam se tornando extensões do texto em si, obrigado pelo comentário, e concordo em grande parte contigo, talvez eu seja um pouco esbanjador e isso faça não ser 100% kkkkkkkkkkk
      Abraço amigo!

      Curtido por 1 pessoa

      Responder
  15. Ele não traz a Felicidade , mas torna a vida mais confortável de se viver !

    Curtido por 1 pessoa

    Responder

Deixe um comentário

