As 5 Mais… Manias chatas de leitores viciados!

image

Olá, queridos amigos e amigas, que lêem esse Blog, às vezes tão sem noção, mas sempre com a melhor intenção: Arrancar um sorriso aí de vocês!
Hoje é dia de “As 5 Mais”, e o tema de hoje é um pedido da querida Lele Zucco do Blog Marcianos Sabem Ler, que pediu um Top 5 de manias chatas de leitores viciados.
Claro, esse tema eu não poderei generalizar como faço na maioria das vezes, pois cada um tem sua mania, cada um tem suas maneiras de ler, e de lidar com os infortúnios enquanto isso.
Nesse caso então, citarei 5 manias minhas mesmo, mas como tenho notado aqui que muita gente compartilha das minhas loucuras, acho que a identificação acontecerá como sempre.
Mas vamos as cinco manias chatas de um leitor viciado:

PRIMEIRA MANIA:

Querer silenciar o mundo.
Eu, por exemplo, poderia estar lendo num banquinho no pátio de uma escola do ensino fundamental, na hora do intervalo, ainda assim, eu iria querer que todas as crianças da escola se calassem para que eu pudesse ler em paz.
Quando estou lendo dentro de ônibus, metrôs, trens, a  história se repete, minha vontade era de mandar todo mundo calar a boca porque eu gostaria de ler sossegado, mas seria perigoso que eu acabasse apanhando, ou fosse internado num sanatório, por ser mais louco do que naturalmente sou.

SEGUNDA MANIA:

Se tornar anti social.
Eu quando estou lendo, simplesmente me  desligo do mundo, mas pra minha infelicidade, invisível eu não fico.
Então quando alguém tenta falar comigo, a minha primeira vontade é de agredir fisicamente, mas sou uma pessoa pacífica, aí nesse caso resolvo simplesmente ignorar e fingir que a pessoa inoportuna é invisível.
Mas o problema é que quando tornamos as pessoas invisíveis, elas se esforçam para nos lembrar que são audíveis.
Aí voltamos lá pra cima, pro primeiro tópico.

TERCEIRA MANIA:

Tornar o livro um exemplo pra tudo.
Eu sou assim, confesso, quando estou fissurado em um livro, seja qual for o assunto que vierem falar comigo, eu vou citar o livro como exemplo, não tem jeito.
Sabe aquela hora em que você está no bar falando sobre futebol americano com seus amigos, aquele papo cheio de testosterona, e do nada você cita algo de “A Cabana” de William P. Young, e na sua mente de leitor você está completamente certo, quem não entendeu é que deveria ler mais.
Mas não, você não é mais intelectual que os outros porque lê mais, você só é mais chato mesmo.

QUARTA MANIA:

Se tornar um CSI e desenterrar tudo sobre o autor(a).
Eu sou daqueles leitores chatos, que quando se apaixona por um livro, se apaixona por quem escreveu também. Tento saber tudo sobre a vida da autora ou autor, e aí adapto essa mania chata à mania anterior.
Nessa mania, sempre que alguém vier falar com você sobre uma pessoa, seja ela famosa ou não, você sempre vão citar algo da vida do escritor ou escritora, como exemplo, deixando a outra pessoa na conversa com cara de “De quem é mesmo que esse retardado está falando?”.

QUINTA MANIA:

Declarar falência devido um autor.
Essa é pior de todas as manias, ou não, vai depender muito.
Essa é aquela mania que faz a pessoa comprar todos os livros de um escritor, só por causa de um livro dele que ela leu.
Eu por exemplo, tenho todos do Sidney Sheldon, todos da Agatha Christie, do Dan Brown, entre outros escritores e escritoras.
Tudo bem quando você lê os livros de escritores que escreveram poucos livros, e é até legal, dá um up na sua estante.
Mas e se você pega amor por um livro de um escritor como o Dr. Ryoki Inoue, por exemplo? Nesse caso pode dar adeus ao dinheiro da sua poupança, vender o carro, colocar as crianças numa escola pública, senão não vai dar não.

MANIA BÔNUS:

Se tornar uma mente criminosa. (Dica da Mayara do Blog Coelho da Lua)
Isso mesmo que vocês leram, essa mania faz os leitores viciados planejarem vários homicídios, não chegam a concluir seus planos, mas que planejam, sim, isso acontece.
Na verdade acho que deveria ser feita uma apurada pesquisa para saber se algum crime foi cometido devido isso.
Essa mania é: QUERER MATAR QUEM FAZ ORELHA EM PÁGINAS DE LIVROS.
E deixo claro, apaixonados por livros não sentem ódio ao ver isso apenas em seus livros, sentimos ódios ao ver isso em qualquer livro, seja ele de quem for.

_

Gill Nascimento

______________________________________________________________
______________________________________________________________

Por hoje é só galera, mas na próxima terça teremos mais, e o tema da vez será “Os 5 maiores micos de um casal”, pedido que eu adorei, da querida Mônica T. Maia, do Blog Boas Conversas.
E se você aí tem um tema que acha que seria legal abordar aqui nessa categoria de textos, fique à vontade para sugerir aqui mesmo nos comentários, ou se preferir, lá em cima na página de sugestões, vou adorar atender ao seu pedido.

Post seguinte
Deixe um comentário

86 Comentários

  1. Abá

     /  1 de março de 2016

    kk…nossa! Bem isso mesmo…ss

    Curtido por 3 pessoas

    Responder
  2. O de fazer orelha no livro, dá vontade mesmo de exterminar a pessoa! Kkkkkk

    Curtido por 3 pessoas

    Responder
  3. “Tornar o livro um exemplo pra tudo.” Ops… :/
    Muito eu!

    Curtido por 3 pessoas

    Responder
  4. Manias invadem o mundo, e permanecem, e crescem, têm filhos, migram, emigram e imigram.

    Valeu, Gil. Obrigado pelas visitas.
    Darlan

    Curtido por 4 pessoas

    Responder
  5. Me descreveu muito ahahaha
    A parte do CSI especialmente.. Eu fico meio obcecada pelo que leio.. É uma loucura né?!
    Adorei o post!

    Curtido por 3 pessoas

    Responder
  6. Barbara Reccanello

     /  1 de março de 2016

    eu tenho a terceira e a quarta mania gritantes hahahahaha

    Curtido por 3 pessoas

    Responder
  7. he he he… Acho que sou um CSI. O bom é que é difícil eu me apaixonar. E, eu aprendi a me desconectar do mundo e leio em qualquer lugar por mais barulho que seja e simplesmente eu os deixo de ouvir… É tão gostoso isso – parece um super poder… rs rs

    Também detesto ver um livro ser maltratado, graças a Deus não convivo e nem estive perto de pessoas que ousam fazer isso. Porque eu intervenho com certeza em favor do livro com alguma frase do tipo: “Quer que te amasse em algum lugar também seu …. !!!!”

    Apesar de todas as minhas doideiras ainda não me considero uma viciada mesmo que não consiga ir comprar pão sem enfiar um livro na bolsa.

    Ótimo tema Gill. Realmente deveria fazer umas pesquisas para apurar quais são as atitudes de um verdadeiro viciado…

    Abraços e um bom dia

    Curtido por 4 pessoas

    Responder
  8. naomitanabe

     /  1 de março de 2016

    Pois é…tamo junto na loucura!hehehehehe
    Beijo

    Curtido por 3 pessoas

    Responder
  9. Declarar falência é sempre um risco…
    Mas que dá um orgulho danado ter todas as obras daquele autor preferido, ah isso dá!!

    hahaahahaha

    Curtido por 4 pessoas

    Responder
    • Aaaahhhh, ôh se dá, a que mais tenho orgulho é das minhas prateleiras reservadas aos livros de Stephen King, tenho que olhar e cuidar todos os dias kkkkkkkkkkk
      Lindo fim de semana pra ti, Ju!!!
      😘😘

      Curtido por 1 pessoa

      Responder
  10. putz! tenho todas essas manias… kkkk

    Curtido por 2 pessoas

    Responder
  11. Gill, simplesmente, você me descreveu nessas manias. Super me identifiquei! Como é que pode!? Mas a segunda mania sou eu totalmente. hahaha
    Amei o post!
    Beijos!

    Curtido por 3 pessoas

    Responder
    • Eu geralmente sou a pessoa mais sociável do mundo, tanto ao ponto de ser descarado , como diz minha mãe, menos quando estou lendo, lendo eu sou muito chato kkkkkkkkkkk
      Tenha um fim de semana ótimo, Malu!!!

      😘😘😘

      Curtido por 1 pessoa

      Responder
  12. Nossa Gil é verdade comigo passa tudo isso, odeio quando estou lendo e venham conversar comigo e todos os outro pontos hehe..Adoro o escritor jorge Bucay e já comprei todos os livros esperando lançar o próximo kkk..Gil queria seu email, quando puder me envia porfi..Obrigado

    Curtido por 2 pessoas

    Responder
  13. Quando eu Li “O corpo fala” virei o insuportável da turma kkkkk
    Ótimo Post!!

    Curtido por 2 pessoas

    Responder
  14. Oi Gil, boa tarde!
    Adorei, é exatamente assim que funciona, não consigo citar apenas uma mania, eu me identifiquei com todas, rsrs.
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  15. HAHAHAHAHAHA’ Me identifiquei com todas, menos com a mania bônus porque aprendi a não ligar para isso, mas claro se eu fizer as orelhas por motivos nobres, se uma pessoa fizer sem permissão aí o negócio é outro hahhaha’ ”Mas não, você não é mais intelectual que os outros porque lê mais, você só é mais chato mesmo.” Mega concordo hahahaha’

    Curtido por 3 pessoas

    Responder
  16. Explore Arte

     /  1 de março de 2016

    Hahahahha muito eu. A primeira mania então ❤ ❤

    https://explorearte.wordpress.com

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  17. Carol Conceição

     /  1 de março de 2016

    Falou tudo, Agatha Christie ♥ é vida (ou morte rsrsr)
    E quando você começa a comparar as pessoas com personagem de livros?
    Jane Austen é a causadora de muitos corações partidos pelo Mr Darcy.
    Amei

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  18. Sensacional! Só me identifiquei na “Mania Bônus”, mas me diverti à bessa hahaha

    Curtido por 2 pessoas

    Responder
  19. Kkkkkkkk minha irmã é mais ou menos assim.
    Agora se eu estiver lendo e vierem falar comigo eu fecho o livro na hora e até esqueço dele kkkkkkkkkkk

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  20. kkkkk amei e super me identifiquei, principalmente com a terceira.

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  21. kkkkkkk! Eu te disse que eu ia me identificar com todas, não disse?! Dito e feito! hahaha
    Dá pra acrescentar mais um monte na lista e aí a gente vai percebendo o quanto amamos nossos livros e detestamos quem judiam deles… é tipo a sociedade protetora dos animais, só que dos livros.

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  22. kellicarine

     /  1 de março de 2016

    Tudo isso e mais um pouco né… Mas o querer calar o mundo é o melhor!

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  23. Ana Leticia Accorsi

     /  1 de março de 2016

    Adorei!! E me vejo na segunda mania quando a leitura é muito boa!! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  24. Ainda tem o fato, de quando você começa a ler as pessoas na sua volta resolvem que é momento para te contar algo ou fazer perguntas…. (isso se repete quando você coloca fones de ouvido para ouvir qualquer coisa hehe alguém sempre quer falar com vc!)

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  25. Adorei Gill!! E super me identifiquei com todas as manias hahaha. Eu odeio barulho quando estou lendo e realmente da vontade de mandar todo mundo calar a boca, e quando alguém te incomoda enquanto está lendo é realmente horrível!! E aaah também sou dessas que quando gosta de um livro do autor quer ler todos!!

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  26. A terceira mania é a que mais me define. Tenho a quinta mania graças a Stephen King, não resisto nunca 😦

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  27. Odilar Júnior

     /  1 de março de 2016

    Não sou um ávido leitor como o Gill, mas eu confesso: sofro de todas estas manias. Isto é muito grave, doutor?

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  28. Faço todas as coisas que você citou, menos pesquisar a vida do autor rs.
    A parte do querer matar alguém que interrompe a leitura é fato. O pior é que parece que essas pessoas ficam de longe observando nossas emoções e expressões e quando percebem que estamos em uma parte crítica do livro. Puft!
    Lá vem elas….
    Isso acontece direto .
    Beijos Gilzito S2

    Curtir

    Responder
  29. Me identifiquei em todas hahaha não ta sozinho nas loucuras! Abraços

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
    • Gabriella, quem for convidado primeiro ao sanatório, de nós dois, faz o favor de indicar o outro, combinado?
      Mas só se tiver biblioteca nesse hospício kkkkk
      Lindo fim de semana pra ti!!!

      Beijos!!! 😘😘😘

      Curtido por 1 pessoa

      Responder
  30. Hahahaha bem isso mesmo, muito bom 👏👏

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  31. Tem uma mania chata de uma amiga minha. Ela acha que o mundo tem que ler a mesma quantidade de livros que ela lê na mesma velocidade. EU AMO LER, mas faço faculdade e trabalho com meu pai algumas vezes na semana e não tenho muito tempo para ler igual quando estava no ensino médio. E ela fica mandando eu ler mais. –‘ vou dar as minhas provas para ela fazer… como isso me irrita

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  32. Fazer do livro exemplo pra tudo é, de verdade, muito chato

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  33. Eu li todos do Dan Brown…rs..

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  34. Laércio Becker

     /  8 de março de 2016

    OK, confesso publicamente que tenho a quinta (que o diga Joaquim Manuel de Macedo). As outras manias vou fingir que não, rsrs.

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  35. =D Divertido!

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  36. viciolicito

     /  12 de março de 2016

    kkkkk, me identifico…

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  37. Ótimo post !

    Curtir

    Responder
  38. Oi, quando leio eu não me desligo, gostaria de ter esse dom, muitos vezes sou interrompido quando não gostaria de parar, estou naquele ponto legal da leitura, mas paro porque se aproximaram e tenho que conversar, e depois de emprestar um livro e voltar cheio de orelhas e com algumas folhas soltas me decidi que nunca mais emprestaria, e nunca mais emprestei.
    Quando acho legal um livro, vou procurar outros do mesmo autor, mas não é regra se vou comprar ou não, geralmente as histórias que eu gosto de ler, são dramas familiares com suspense e/ou investigação policial. Alguns fogem a isto, como A Lista de Brett, de Lori Nelson Spielman, e que gostei muito. Nem fui para comprá-lo, nunca tinha ouvido falar, mas quando saía da livraria a primeira coisa que me chamou a atenção foi a capa, quando li a sinopse eu gostei, mas não casava com o que eu gostava, mas aí peguei o livro e acabei comprando, lendo, e gostando muito.
    Então é isto!
    Abraços, Mauro

    Curtir

    Responder
  39. hahahaa me identifiquei muuitoo c qse todos os itens .. eu adoro ler e puts se alguem me trapalhar eu fico muito bravaa kkkk Otimo post gil Abraçoss 🙂

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

