Papo de Bar … Vivendo o Agora!

image

E aí pessoal, tudo bem com vocês?
Sei que tenho andado muito ausente por aqui, mas estou tentando voltar a normalidade. Espero conseguir.
Hoje não teria Papo de Bar devido o fato de eu não poder beber, então evito qualquer tipo de tentação. Mas ontem fui visitar meu irmão e acabou rolando uma conversa bem legal entre amigos.
Como sempre, os assuntos foram muitos, mas entre eles se destacou um: o fato de como conforme o tempo vai passando mais passamos a nos importar com o futuro, e menos com o presente, mais pensamos num todo e menos em apenas nós mesmos. Planejamos curtir a vida, mais nunca curtimos, porque fazemos planos para o futuro e esquecemos o presente, e esse futuro inevitavelmente se torna presente um dia, mas nossos planos não. É como se toda vez que chegássemos para curtir o momento, nos deparássemos com uma placa escrita “Para se divertir, volte amanhã!”; o problema é que essa placa nunca sai do lugar.
Quando somos crianças parece que tudo nos encanta, parece que cada instante é mágico e único, então conseguimos nos contentar com o agora.
Então crescemos um pouco, e metas começam a surgir, e então o futuro passa a ganhar mais atenção, e o agora fica meio que em segundo plano, às vezes em terceiro, e em outras, o agora é uma mera consequência.
E então nos tornamos adultos, e passamos a ter em nossa vida mais responsabilidades, e pessoas além de nós mesmos para nos preocuparmos. Por consequência o futuro se torna ainda mais presente em nossos pensamentos, só que dessa vez pensamos também em como nossas decisões podem afetar quem faz parte da nossa vida.
E o agora?
Bem, o agora nada mais é que um bloco de notas para o futuro.
E então quando pensamos que estamos praticamente entregues a rotina de pensar sempre adiante, fazendo planos, e esquecendo de viver um pouco para nós mesmos, surgem os sonhos.
Lembro uma vez quando um amigo enfatizava suas metas de vida como se fossem sonhos, e ele realmente não via a diferença entre um e outro. Fiquei imaginando como deveria ser entediante a mente e coração dele.
Não que sonhos não sejam metas também, mais os sonhos trazem o romantismo e a adrenalina para qualquer planejamento. As metas se enquadram em tudo que escrevi até o parágrafo anterior, enquanto os sonhos são capazes de nos fazer pensar adiante vivendo o agora freneticamente.
O sonho é a gota de egocentrismo que todos nós precisamos ter de vez em quando, para nos priorizarmos de verdade.
Acho que todos nós precisamos de alguns sonhos de vez em quando, para nos colocarmos no topo da nossa própria lista de prioridades.
É como um amigo mencionou:
“Não há nada de errado em crescermos e nos preocuparmos com o que nossas decisões podem acarretar não só na nossa vida, mas nas das pessoas que nos importam também. Mas também não há nada de errado em de vez em quando pensarmos um pouco só em nós mesmos. Não é egoísmo ser feliz!”
Meu irmão também foi feliz em um comentário:
“Sempre haverão pessoas que olharão com julgamentos para os nossos atos de coragem, ao chutarmos o balde de vez em quando, e arrisco em dizer que isso nada mais será que inveja e vontade de fazer o  mesmo, sem ter a devida valentia para tal. E o pior é que se puxarmos na memória, com certeza lembraremos de momentos em que nós mesmos fizemos isso, porque no fundo todos temos nossos receios e somos um pouco covardes. Sempre precisaremos de gatilhos para nos alçar à determinadas aventuras fora de nossas rotinas.”
E eu concordo com ambos.
Difícil é conseguir fazer isso sem se preocupar com o que pode acontecer graças ao nosso visitante turista chamado Amor Próprio.

_

Gill Nascimento

Anúncios
Post seguinte
Deixe um comentário

11 Comentários

  1. kellicarine

     /  21 de março de 2016

    Ótimo texto. Posso dizer que eu tenho uma séria dificuldade em viver o presente em sua plenitude, sou o tipo de pessoa que a cabeça não para de pensar em coisas que podem acontecer e muitas vezes não tenho essa “valentia” de fazer acontecer.
    Boa semana para todos!

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  2. Olá, Gill ! Bom dia! Tudo bem? 🙂
    Te indiquei ao Prêmio Dardos, ok? No final, há uma outra Tag (Esse ou esse)
    https://deixecrescer.wordpress.com/2016/03/21/premio-dardos-melhor-que-uma-indicacao-so-duas/
    Tenha uma excelente segunda-feira! Fique com Deus! Abraço

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  3. Eu amo este texto, mesmo se eu tivesse que usar Traduz Google para entender.
    Bravo continuar

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  4. Belo texto Gil, você é um ótimo escritor, super beijo.

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  5. o que seu irmão falou é muita verdade. E concordo contigo, muitas vezes passamos a vida pensando o que vamos fazer depois, sem prestar atençao no que estavamo fazendo agora. Meu jeito de viver, na medida do possível é pensando no hoje. CLARO, que tenho meus planos e sonhos, pq “quem não sabe onde quer chegar, qualquer coisa serve” .. e pra mim qualquer coisa não serve…
    ótima semana pra nós.. que nós aproveitemos os momentos e pessoas que estão ao nosso lado hoje!
    beijo
    Cris

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  6. Dando um show, como sempre!

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  7. Excellent post to ponder about.Happy Easter.Jal

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  8. Super concordo, Gill! Nos preocupamos tanto com o nosso amanhã, com o que precisamos fazer, realizar, ser, que esquecemos de curtir o hoje, o agora, o presente….
    Foi pensando nisso, inclusive, que batizei o blog “Amando o Hoje” (www.amandoohoje.wordpress.com), porque é esse momento que vivenciamos agora que importa!

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  9. Verdade! Algumas pessoas te amarão pelo que você é. Outras te odiarão pelo mesmo motivo. Então seja você mesmo, viva um dia de cada vez e seja feliz!

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  10. Lindo texto !

    Curtir

    Responder
  1. Melhores da semana #27 | CHE BELLO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: