Dando uma péssima notícia…

image

Existe aqueles momentos em nossa vida, em que parece ter alguém movendo alguns pauzinhos para que tudo fique mais difícil do que já é, fazendo parecer que a facilidade e a simplicidade são coisa muito difíceis de se obter.
Sabe, aqueles momentos em que você ergue as duas mãos ao céu e grita “Por que comigo, Deus?”, esperando ouvir uma resposta? Ao menos um “Porque você é trouxa, trouxa!”.
Comigo aconteceu uma situação, um tempo atrás, em que me vi obrigado a questionar o Divino, mas também não obtive resposta, nem mesmo a confirmação do que já sei, (bem lá no fundo), de que sou um trouxa (e azarado).
Fui incumbido pelo meu patrão, de dar uma notícia não muito boa (isso é puro eufemismo, a noticia era péssima mesmo) para o dono de uma pequena empresa de produções, que vem sendo há anos parceira nossa em vários trabalhos, de que iríamos devido a cortes no orçamento, parar de trabalhar com freelancers.
O problema nem era dar a notícia em si, mesmo a nossa parceria sendo 50% da receita da empresa dele, mas achar a oportunidade de dar a notícia.
Na verdade é até insensibilidade da minha parte dizer que eu sou o azarado nessa história, porque ele, nesse caso, foi muito, mas muito mais mesmo.
Ele estava com uma equipe de cinco funcionários me ajudando naquele que viria a ser (espero que não) o último trabalho dessa longa parceria, em Brasília, quando soube da notícia que eu teria que dar.
Eu sou o tipo de pessoa que segue a simples filosofia do “melhor que seja agora”, se tenho uma notícia ruim para dar, eu vou lá e falo de uma vez, mas até mesmo a minha falta de tato, às vezes, possui um pouquinho de tato (se é que isso é possível, ou compreensível).
Então chamei ele para dar a notícia, e logo de início percebi que ele não estava com uma cara muito boa, então perguntei se algo tinha acontecido, no que ele me respondeu que tinha acabado de falar com a esposa, e que ela tinha dado a notícia de que a mãe dela foi diagnosticada com um câncer em fase 3, e sim, ao contrário do que os comediantes do mundo todo dizem, ele estava sofrendo muito pela sogra estar doente.
Como eu teria coragem de piorar ainda mais a situação?
Então esperei uns dias para poder contar, aproveitando o tempo que tínhamos até o término do trabalho em Brasília, mas de novo não dei sorte.
No dia em que escolhi para lhe dar a notícia, novamente ele estava com uma cara péssima, e novamente fiz a bobagem de perguntar se tinha acontecido algo, antes de falar o que tinha pra falar. Nisso soube por ele que, um pequeno carreto que continha mais de R$30 mil em equipamentos da sua empresa, tinha sido roubado em São Paulo. Como já passei por isso é sei como é trabalhoso duelar com a empresa de seguro para tentar reaver ao menos parte do valor perdido nos materiais de trabalho, não tive coragem de lhe causar mais transtorno naquele momento, e mais uma vez adiei a conversa.
Passado alguns dias, que imaginei mais que suficientes para uma recuperação psicológica, tentei mais uma vez conversar com ele, e mais uma vez não consegui.
Dessa vez estava ainda mais abatido que das duas últimas, ele tinha recebido da esposa a notícia de que sua filha tinha assumido sua homossexualidade, e acontece que ele é um evangélico fervoroso que segue a doutrina de que o homem foi feito para a mulher, e a mulher para o homem, qualquer variante está completamente e muito errada.
Eu não tenho nada contra o homossexualismo, mas também não tenho nada contra a religião dele, então tive mais uma vez um grande impasse, e mais uma vez me vi obrigado prorrogar essa conversa.
Estávamos na Argentina quando resolvi tentar mais uma vez.
Imagino que estejam aí pensando “Só falta o Gill dizer que mais uma vez seu colega não estava com uma cara muito feliz”, e acertaram, realmente ele não estava, mas dessa vez não perguntei se tinha acontecido alguma coisa, sem dar chances também pra que ele me contasse sem eu ter perguntado, simplesmente lhe dei a má notícia, sem rodeios, apenas falei.
Me senti mal, porque naquele dia soube por um de seus funcionários, que ele tinha recebido a notícia de que sua filha tinha saído de casa para morar com a namorada, e de que o câncer da sogra não tinha chances de cura, apenas um prolongamento que seria penoso devido as quimioterapias.
Do jeito que as coisas iam, eu provavelmente não teria dado a notícia ainda, mas ainda bem que falei, estava sendo torturado enquanto guardava apenas pra mim, e depois pensando melhor sobre a situação, vi que de um certo ponto, agi errado. Deveria ter dado a notícia ruim logo de início, pra se curar de todas ao mesmo tempo, talvez fosse um processo mais rápido do que foi, nada pior que várias notícias ruins dadas a prestação.
O que é pior, dar uma notícia ruim quando a vida já está uma merda e psicologicamente já estamos preparados, ou quando ela está boa e a notícia ruim vai estragar tudo?
Eu particularmente prefiro a primeira opção.

_

Gill Nascimento

Post anterior
Deixe um comentário

14 Comentários

  1. Acho que nunca realmente saberemos quando vai ser o momento certo!!! Abraços

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  2. Nossa, que fase!
    Espero que seu colega supere estes problemas…
    Que tudo de certo… vc fez o que era preciso rs
    bjs

    Curtido por 2 pessoas

    Responder
  3. Gil, What happened to your morning smile? Cheers,hope you are doing fine.

    Curtir

    Responder
  4. Bacana o texto. Notícias ruins temos a todos os momentos, precisamos ter maturidade para absorvê-las e não problematizar demais.
    Abraços
    Adorei seu blog

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  5. Cômico se não fosse trágico Gil! As vezes pensamos a estamos na merda, mas tem gente q supera a gente. Espero q o rapaz possa e uma certa forma recuperar o fôlego de tantos problemas e decepções que ele passou e tem passado.

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  6. Não é fácil, não :/

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  7. Problemas, todos temos. Resolvê-los é que é preciso.Em alguns casos devemos resolver o nosso jeito de lidar com eles para então ver que não são tão grandes assim.
    Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

    Responder

Deixe um comentário

