Isso não é sinal algum…

Já escrevi sobre superstições aqui uma vez (se não me engano) e como elas podem ser chatas, tudo bem que sou aquele tipo de pessoa que vê o lado chato de tudo, mas não posso fazer nada se pra mim o lado chato das coisa é sempre o mais engraçado, e o melhor pra fazer piadas.
Existe um tipo de pessoa supersticiosa em especial que se sobressai na chatice, são aquelas pessoas que vêem sinais em tudo, inclusive tenho uma tia assim, campeã no quesito, praticamente. Certa vez ela passou num farol vermelho e quase bateu o carro, e eu fui obrigado a dizer: “Ah, esse sinal a senhora não viu né?”
Eu fico me perguntando quando estou diante de pessoas assim, de onde será que vem a voz que indica para elas que algo que aconteceu é um sinal pra alguma coisa.
Já vi uma pessoa que ficou de repente com o braço dormente dizer que aquilo não era um bom sinal. Eu já usei a dormência de alguma parte do corpo como desculpa pra sair da sala numa reunião de família, pra ir dormir, mas até então, nada de achar que alguma desgraça poderia me acontecer devido isso, a não ser o fato de que algum parente poderia ir lá querer me acordar. Será que o braço adquiriu uma voz interior e disse “Tô querendo morrer, e se não se cuidar levo os vizinhos junto comigo!”?
Uma outra vez vi uma senhora numa cafeteria que deixou uma xícara de café cair, e disse que aquilo era um mau sinal.
Mau sinal de quê, gente?
Só se fosse um Mal de Parkinson que estava começando a se apresentar, aí sim seria um mau sinal.
Até meu patrão tem essa mania. Uma vez perdemos um cliente para uma outra produtora, e ele disse que isso era um mau sinal, mas na semana anterior havíamos perdido cinco e ele não falou nada, nem se abalou. Tem que haver ao menos uma constância nessa lógica ilógica dos sinais, senão nós, leigos, ficamos confusos.
Em outra ocasião, andando na rua, achei 10 reais, e ao contar para a minha mãe, ela disse que aquilo era um bom sinal, e eu fui obrigado a dizer, “Não mãe, há dez anos quando achei 50 centavos e a senhora disse isso, acho que estava certa, era um sinal de que eu acharia mais, demorou dez anos, mas esse dia chegou!”.
Certa vez ocorreu de um amigo que estava comigo num bar, ao ver uma mulher pedir o mesmo drink que ele, enquanto carregava um livro igual ao que ele estava lendo, com o marcador de página da mesma livraria na qual ele comprou o dele, dizer que aquilo era um bom sinal, e nisso fui obrigado a dizer:
“Sim, um ótimo sinal, de que você pode ser o amigo gay dela, porque esse livro é sobre um tema bem feminino, e esse drink eu deixaria até a minha irmã adolescente beber, fora o fato de que essa livraria, se não me engano, fica do lado de uma balada GLS no Centro, então vai na fé brother, a gata é sua!”
Tudo bem, confesso que adoro estragar a fé dos outros nesses tais de sinais, mas com toda razão, porque o que dá raiva não é a mania em si, mas o fato de que essas pessoas nunca sabem dizer à que esses sinais se referem.
Se você perguntar pra uma pessoa que diz ter visto um bom ou mau sinal, a resposta sempre será vaga, incerta ou misteriosa, e isso me dá nos nervos.
Se eu acreditasse em sinais, acreditaria em ciganas e cartomantes. Ocorreu de uma vez uma cigana entrar num bar onde eu estava com alguns amigos e me oferecer uma consulta, dizer se meu futuro seria feliz, lendo a minha mão, e eu disse que era capaz de fazer aquilo sozinho, olhando para o meu copo, enquanto ele estivesse cheio eu seria um cara feliz.
Mas essas pessoas conseguem ficar ainda mais chatas do que quando ficam vendo sinais em tudo.
Elas me irritam ainda mais quando elas justificam os sinais que viram, e que na hora não sabiam dizer à que se referiam.
Uma vez contei um sonho ruim que tive para a minha tia, aquela que quase bateu o carro no início desse texto, e ela como esperado disse que aquilo não era um bom sinal. Uns meses depois tive um problema bem grande no trabalho que quase causou minha demissão, e ela quando soube quase babou na hora de dizer: “Eu não disse que aquele sonho que você teve era um mau sinal?”.
Só queria saber o que tinha a ver eu sonhar que estava chorando muito no enterro de alguém que, aliás, eu não sabia nem dizer quem era, com um problema no trabalho.
Com certeza o “Eu não te disse” é a pior parte.
Mas é melhor eu parar por aqui, porque se alguma dessas pessoas lerem esse texto, isso sim não será um bom sinal.

 

 

 

Gill Nascimento

 

Anúncios
Deixe um comentário

25 Comentários

  1. Jorge Philipe

     /  22 de julho de 2016

    Amei! Também tenho parentes supersticiosos… 😉

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  2. Olha só, tu foi cruel com teu amigo kkkk mas realista! Realidade cruel. Simbora pro próximo texto Gill.

    Curtido por 2 pessoas

    Responder
  3. Olá, Gill!
    Te indiquei na TAG:7 Pecados Capitais Literários.
    Quero só ver o que você vai falar e acabar indicando com as suas respostas… rs
    Abraços
    https://amandoohoje.wordpress.com/2016/07/22/tag-7-pecados-capitais-literarios/

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  4. Hoje é sexta, certo? Então, estava bem sentado no batente da porta da cozinha quando minha mãe chegou de viagem e a primeira coisa que disse não foi “oi”, “bom dia” ou “e aí”, ela soltou um “menino, sai daí, hoje é sexta!! Faz mal.” Sempre tem essas coisas que acho muito engraçadas e às vezes até passam no automático, mas esse negócio dos sinais me dá uma raiva também, principalmente porque minha mãe, avó e tias não me deixam em paz quando conto que tive um sonho ruim ou simplesmente tropecei duas vezes no caminho para casa.

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  5. La superstizione non morirà mai…

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  6. Hoje é sexta-feira! e isso não é um bom sinal, para minha conta bancaria. kkkkkkk

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  7. Acho que o teu texto é um sinal!

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  8. Oie! Você não está colocando fé nas pessoas. rsrs Olha só, um braço dormente pode ser um sinal sim, se for o esquerdo, pode ser sinal de ataque cardíaco, ou ainda uma crise de coluna. Uma xícara quebrada, é sinal de que alguém tomou um prejuízo de uma xícara e sinal de que alguém precisa limpar, pois do contrário, pode ser sinal de alguém se machucando e o consequente sinal de um possível processo. Bem, quanto ao seu amigo…acho que você já deu os sinais pra ele. As vezes leva um tempo até perceber. 😉 Já tive uma cigana na minha vida, na rua e quase, quase, sai no tapa com ela. Realmente odeio barraco, mas ela me deu sinais de que queria me roubar. Foi um sinal, sinal de que já estava parada a muito tempo no mesmo lugar. Está vendo? É uma questão de perspectiva (adoro essa palavra) Os sinais estão aí, é só prestar atenção. 😉 😀
    Beijo meu rei. Lindo fim de semana! ❤

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  9. Gil… Presságios… Mistérios… Atraem energias nossas. Adorei seu post, dei boas risadas. Me lembrei de vários sinais… Superstições ainda são muito difundidas entre nós. Bom fds. Bjs querido.

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  10. Kkkk, adorei, voltou arrebantando Gil. Beijo.

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  11. hahaha gilll eu concordo com vcc!!! Não tem logicaaa superstição super beijooo .. obs: Adoro seu blog parabéns 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: