O que todos querem ouvir…

Quando Deus determinou que mentir seria um pecado, acho que ele não estava olhando à frente no futuro, quando as pessoas tornariam o cumprimento desse mandamento tão difícil, fazendo perguntas tão complicadas de se responder sinceramente.
Estava pensando sobre isso um dia desses, quando entrei no Facebook, coisa que raramente faço, e me deparei com uma foto de uma amiga no Feed, e a legenda era uma simples pergunta, “Estou bonita?”, e eu senti uma vontade imensa de responder com a verdade, algo do tipo “O sorriso está lindo, amiga, mas não posso dizer a mesma coisa do restante!”, e não é que ela seja feia, mas naquela foto, parecia que ela queria ser.
Eu adotei já há algum tempo a filosofia de evitar fazer perguntas as quais não quero saber, ou não tenho tempo pra ouvir a resposta, gostaria de dizer que funciona, mas estaria mentindo.
Desde então tenho adotado a filosofia de ser do outro time, dos que dão as respostas que não queremos ouvir, exceto quando podem ferir os sentimentos de alguém, diminuindo assim, e muito, a quantidade de mentiras contadas, e fazendo assim algumas pessoas pararem de fazer perguntas que me fazem ter a necessidade de mentir.
Um bom exemplo aconteceu no último fim de semana, quando voltei para casa para passar o dia dos pais com a minha filha, e acabei tendo que encarar um batalhão de parentes numa festinha familiar.
O fato de estar viajando a trabalho há tanto tempo, atiçou na minha família uma necessidade gigantesca de me bombardear com todos os tipos de perguntas, a maioria simples, mas grande parte eu não estava muito afim de responder, então coloquei minha nova filosofia em ação.
Comecei com a resposta para uma das mais simples e feitas perguntas que existe, a famosa “Como você está?”, naturalmente as pessoas perguntam isso apenas por cordialidade, e o máximo que querem ouvir é um “Tudo bem, e contigo?”, mas eu fui muito além.
Meu tio que já estava um pouco sem paciência por não ter bebidas alcoólicas na festa, pois também estávamos, além do dia dos pais, comemorando o aniversário de dezessete anos da minha irmã, me fez essa pergunta, e teve que me aturar durante quinze minutos, mais ou menos, falando tudo que estava se passando comigo, desde os menores problemas, aos maiores, desde os simples, aos mais constrangedores, e por várias vezes tentou me cortar para se desvencilhar e sair à francesa, evitando assim meu falatório, mas com muito jeitinho não deixei.
Fui evitado por ele durante todo o restante da festa, e pensei “Caramba, isso dá certo, e além de tudo é divertido!”.
Depois foi a vez da minha prima, que havia me apresentando seu novo namorado, e perguntou o que eu tinha achado dele, no que eu respondi: “Cara legal, parabéns, só é azarado!”.
Ele quis saber o que me fez chegar a conclusão de que ele seria um azarado, e eu respondi com toda sinceridade, “Você!”, e me virei e saí.
Vocês devem estar aí pensando sobre aquilo de não ferir os sentimentos das pessoas, mas nesse caso eu pude abrir uma excessão, já que minha prima é a mulher mais insensível que já conheci.
E continuei nesse ritmo durante toda a festa, e no final, quando todos já tinham ido embora, minha mãe se aproximou de mim e perguntou “Rapaz, que bicho te mordeu? Todo mundo estava comentando que você estava estranho!”, e eu respondi com toda a sinceridade do mundo, uma resposta que caberia bem melhor aqui nesse artigo, abordando esse mesmo tema, mas seria menos divertido, com certeza, e vocês não iriam ler até o fim, assim como minha mãe que não teve paciência de ouvir toda a resposta.
Então cheguei a conclusão de que as pessoas não querem a verdade se ela for dura e longa demais, querem ou preferem uma mentira simples e de preferência bem curta.
Então, só posso esperar que Deus esteja vendo isso, e me perdoe, porque o jeito será continuar mentindo.

 

 

 

Gill Nascimento

Deixe um comentário

10 Comentários

  1. A sinceridade machuca mas de vez em quando é melhor que qualquer oferenda ilusória.

    Curtir

    Responder
  2. Barbara Reccanello

     /  18 de agosto de 2016

    Kkkkkkkkk ai deosss! Eu tou tipo você, eu respondo exatamente o que me perguntam e paciência da pessoa que perguntou. Ahh, o povo quer é falar Gill, mas poucos querem ouvir, essa é a verdade. Independente se a resposta é longa ou curta…

    Curtir

    Responder
  3. Algumas verdades, mesmo ditas com delicadeza, podem magoar. Uma boa regra é: antes de falar alguma coisa, se coloque no lugar de quem vai ouvir. Adorei o artigo, Gill.

    Curtir

    Responder
  4. Ci sono persone che davvero viorrebbero sentirsi dire cose che magari tu non pensi. Io spesso per dire ciò che voglio sono stata mal apprezzata, pazienza, io proprio non riesco a dire ciò che non credo, preferisco allora tacere.
    Personalmente mi piace chi i dice veramente ciò che pensa di me.

    Curtir

    Responder
  5. As pessoas não gostam de ouvir verdades, elas incomodam, então o jeito é ou você mentir pra ter pessoas ao redor, ou falar mentiras e mante-las por perto ou o povo acordar pra vida e ver que as verdades ajudam!
    Mas tem que ser assim, falar mesmo e ainda cobrar verdade.

    Curtido por 1 pessoa

    Responder
  6. kkkk…perfeito!! sinceridade nunca é bem vinda…

    Curtir

    Responder
  7. Você se aproveitou pra se vingar da prima?

    Curtir

    Responder
  8. kellicarine

     /  22 de agosto de 2016

    Fiquei curiosa com a resposta que deu à sua mãe kkkk

    Curtir

    Responder
  9. O mau da mulher é perguntar, já sabendo a resposta. E só pergunta pra causar briga. kkk

    Curtir

    Responder
  10. jkayserblog

     /  5 de janeiro de 2017

    No famoso ditado de “útil e agradável”, geralmente a preferência pende ao agradável, afim de evitar quaisquer tipo de raciocínio lógico de que nem tudo é robotizado e uma simples saudação voltada ao “tudo bem?” carrega consigo mais do que uma gentileza, e sim uma realidade… Por esse motivo e com certeza outros tantos é que amenizar a verdade por trás da pergunta se torna mais agradável!
    Ótima escrita, parabéns pelo raciocínio!

    Curtir

    Responder

Deixe um comentário

